O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), encontrou o papa Francisco hoje (18), ao final da Audiência Geral, no Vaticano, quando o papa cumprimenta várias pessoas presentes na audiência. O político convidou Francisco a visitar Belém antes da COP 30, que acontecerá na capital paraense, em novembro de 2025.

Ontem (17), a imprensa paraense havia divulgado que Barbalho teria “uma audiência privada com o papa Francisco” hoje para formalizar um pedido para que o papa fosse a “Belém participar de um dos eventos pré COP 30, em julho de 2024”.

Segundo a Agência Pará, agência de notícias do governo paraense, Barbalho convidou o papa “a visitar Belém durante um evento religioso que irá ocorrer antes da Conferência das Partes, a COP 30”.

O governo do Pará não especifica de qual evento religioso o papa participaria. A assessoria de imprensa da arquidiocese de Belém disse à ACI Digital que da parte da arquidiocese não há nenhum evento programado para antes da COP 30, mas o governo está programando uma série de eventos pré-COP.

Helder Barbalho disse que teve “a oportunidade”, junto com o arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, que também estava no Vaticano, de convidar o papa para “ir à Amazônia dialogar com os amazônidas” e com os “povos tradicionais”, para que possam “construir juntos uma Amazônia sustentável, que cuide da floresta, do clima e das pessoas”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O governador destacou que Francisco “tem demonstrado a sua preocupação com as urgências climáticas para cuidar das pessoas que vivem na nossa região e o chamamento para cuidar das pessoas que vivem em nossa região”. Citou como exemplo o Sínodo da Amazônia, de 2019, e a exortação apostólica Laudate Deum, sobre a crise climática, publicada no último dia 4 de outubro. “O Santo Padre tem sido um grande líder em defesa do desenvolvimento sustentável, da Amazônia, da floresta e de seus povos”, acrescentou.

Na exortação apostólica Laudate Deum, Francisco faz uma revisão das conferências sobre o clima e dedica uma sessão a COP 28, que acontecerá de 30 de novembro a 12 de dezembro deste ano, em Dubai. “De uma vez por todas acabemos com a atitude irresponsável que apresenta a questão apenas como ambiental, ‘verde’, romântica, muitas vezes ridicularizada por interesses econômicos”, escreveu o papa. Também manifestou sua esperança de que aqueles que vão “intervir na COP28”, sejam “capazes de pensar mais no bem comum e no futuro dos seus filhos, do que nos interesses contingentes de algum país ou empresa”.

Presentes do Pará para Francisco

Ao cumprimentar o papa no final da Audiência Geral, Helder Barbalho o presenteou com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, coberta com um manto com grafismo da cultura marajoara. Também deu ao papa um pedaço da corda usada no Círio de Nazaré deste ano e um livro sobre o Círio.