O bispo de Leopoldina, dom Edson Oriolo elevou a igreja Senhor Bom Jesus em Vieiras (MG) a santuário diocesano, em missa solene no dia 22 de novembro. Ela foi criada no dia 21 de maio de 1975 pelo então bispo de Leopoldina, dom Gerardo Ferreira Reis e é o terceiro santuário da diocese.

Para dom Edson Oriolo, o santuário Senhor Bom Jesus “é uma grande graça” que a comunidade de Vieiras “está recebendo”. “É uma história construída pelos padres assuncionistas e acredito que tantas pessoas importantes fizeram a história de Deus aqui neste templo e, hoje, estão intercedendo por nós e felizes por esta casa torna-se um santuário da Igreja diocesana de Leopoldina”, disse o bispo.

Segundo o Código de Direito Canônico (CDC) (cânon 1.230), um santuário é um “lugar sagrado aonde os fiéis, por motivo de piedade, em grande número acorrem em peregrinação, com a aprovação do Ordinário do lugar”. O cânon 1.234 estabelece que o local deve dispor aos fiéis “meios de salvação mais abundantes, com o anúncio cuidadoso da palavra de Deus, o fomento da vida litúrgica, principalmente por meio da celebração da Eucaristia e da penitência, e ainda com o cultivo de formas aprovadas de piedade popular”.

Além da elevação, houve o rito de sagração do altar e a posse do primeiro reitor do santuário, padre Cláudio Abreu Rodrigues.