A igreja Nossa Senhora da Saúde da arquidiocese de Brasília foi elevada a santuário ontem (10), pelo arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa. É o sexto santuário da arquidiocese. Dom Paulo disse no início da celebração de elevação desejar “um santuário em Brasília, onde todos aqueles e aquelas que sentem a falta da saúde, passam pela experiência da doença pudessem vir diante dos pés de Maria e pedir o dom da saúde, sentir a presença materna dela como mãe”.

No decreto da criação do novo santuário de Brasília, o arcebispo pede que “o referido santuário seja um centro da renovação espiritual por meio da busca dos valores próprios da espiritualidade à Nossa Senhora da Saúde”.

A primeira missa da igreja Nossa Senhora da Saúde ocorreu em 19 de agosto de 1978, em uma das salas do colégio Sagrado Coração de Maria. Somente em agosto de 2000, após uma campanha comunitária, a igreja foi inaugurada. O santuário tem uma imagem de Nossa Senhora da Saúde, esculpida em madeira que mede 1,62m. Esta imagem fica do lado esquerdo do altar. Também há um ossário com 426 lóculos, dispostos na capela da Ressurreição, que fica abaixo da igreja.

O novo santuário fica no bairro Asa Norte, em Brasília e tem missa de segunda a sexta às 12h15 e 18h30. Aos sábados 12h15 e 17h. Aos domingos: 8h, 9h30 (em latim), 11h, 17h e 19h.