A paróquia Nossa Senhora da Saúde em Lagoa Santa (MG) tornou-se santuário arquidiocesano ontem (15), em missa solene que celebrou os 200 anos da igreja. É o primeiro santuário de Lagoa Santa e o décimo da arquidiocese.

O parecer favorável a elevação da igreja Nossa Senhora da Saúde à santuário foi feito pelo conselho da arquidiocese de Belo Horizonte, no dia 9 de agosto.

“A elevação do santuário é mais que simples título. Trata-se da consolidação de uma história. Firmando uma abertura de escola da fé e de espiritualidade mariana”, disse o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, na homilia da missa.

Segundo o Código de Direito Canônico (CDC) (cânon 1.230), um santuário é um “lugar sagrado aonde os fiéis, por motivo de piedade, em grande número acorrem em peregrinação, com a aprovação do Ordinário do lugar”. O cânon 1.234 estabelece que o local deve dispor aos fiéis “meios de salvação mais abundantes, com o anúncio cuidadoso da palavra de Deus, o fomento da vida litúrgica, principalmente por meio da celebração da Eucaristia e da penitência, e ainda com o cultivo de formas aprovadas de piedade popular”.

A igreja Nossa Senhora da Saúde foi criada no dia 10 de maio de 1823. Atualmente tem cinco capelas: igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, criada em 1850; igreja Nossa Senhora da Conceição, criada em 1854; igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, criada em 1925; igreja são Pedro, criada em 1998 e a igreja são Cristóvão, criada em 1999.

 

 

Confira também: