A paróquia Nossa Senhora do Ó, em Mosqueiro (PA) da arquidiocese de Belém (PA) será elevada a santuário no domingo, 20 de agosto com missa solene às 18h30, celebrada pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa. Este será o quinto santuário de Belém.

Segundo a arquidiocese, o novo santuário terá missas diárias, sacramento da penitência diários, intensas sessões de oração, peregrinações e romarias anuais e realização de simpósios temáticos e encontros de formação.

A igreja Nossa Senhora do Ó foi a sexta paróquia criada na arquidiocese, em 10 de outubro de 1868, pelo 10° arcebispo de Belém, dom Antônio de Macedo Costa. Ela é a primeira igreja de Mosqueiro e atualmente possui 23 comunidades. Sua padroeira, Nossa Senhora do Ó, também é padroeira do distrito de Mosqueiro, sendo comemorada no dia 18 de dezembro com o Círio de Nossa Senhora do Ó, que neste ano celebra sua 138ª edição com 13 romarias oficiais.

Além do santuário Nossa Senhora do Ó, a arquidiocese de Belém vai criar mais três santuários:  Santa Rita de Cássia, em Ananindeua (PA), no dia 25 de agosto; Nossa Senhora das Graças, também em Ananindeua, no dia 27 de agosto; e Nossa Senhora do Bom Remédio, em Belém (PA), no dia 8 de setembro. Com esses novos santuários, a arquidiocese de Belém terá oito santuários, um em cada região episcopal.

 

Confira também: