A paróquia Nossa Senhora de Fátima da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) será elevada a santuário no domingo (22). Às 19h, o bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Nivaldo Ferreira, celebrará missa que, segundo a arquidiocese, vai relembrar o “Milagre do Sol”, última aparição de Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos em 1917, em Portugal.

Às 18h de hoje começa um tríduo de preparação, com o cântico do Ofício da Imaculada Conceição, recitação do terço às 18h30 e missa às 19h. Após a celebração será cantando o cântico do Te Deum e em seguida, a bênção com o Santíssimo Sacramento.

Amanhã (20, após missa às 19h, haverá procissão luminosa ao redor da praça Carlos Chagas com meditações sobre os três segredos de Fátima. No dia 21, a missa será às 18h com a recepção das relíquias dos santos pastorinhos de Fátima.

Igreja Nossa Senhora de Fátima

A igreja Nossa Senhora de Fátima está localizada na praça Carlos Chagas, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte e foi criada no dia 1º de janeiro de 1952. Em 1953, a igreja recebeu uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal, da comissão responsável pelos trabalhos de edificação da igreja. A construção da igreja foi inspirada em três tendas, pelo artista plástico brasileiro, Cláudio Pastro e o projeto arquitetônico do engenheiro, Ronei Lombardi Figueiras.

A primeira tenda fica na entrada e é dedicada ao Espirito Santo, a segunda na nave, dedicada ao Filho, e a terceira na capela do Santíssimo, dedicada ao Pai. A conclusão da construção da igreja aconteceu em 1992 e segundo a arquidiocese, estão previstas algumas intervenções arquitetônicas para qualificar ainda mais a infraestrutura da igreja.

A criação do novo santuário de Belo Horizonte foi aprovada e divulgada no dia 9 de agosto, pelo conselho episcopal da arquidiocese. Segundo a arquidiocese, uma igreja pode ser elevada a santuário quando se torna referência entre grande número de fiéis, acolhendo grandes peregrinações de devotos. A igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santo Agostinho será o 15º santuário da arquidiocese.