Projeto de Lei que obriga as embalagens de teste de gravidez a ter a advertência: “aborto é crime; aborto traz risco de morte à mãe; a pena por aborto provocado é de 1 (um) a 3 (três) anos de detenção” tramita no Congresso nacional.

Segundo o deputado federal Paulo Fernando (Republicanos-DF), autor do PL 2674/23, o objetivo “é disseminar maiores informações, para que pai e mãe sejam advertidos quanto às possíveis consequências” em cometer ou consentir a realização de um aborto.

“Como representantes do Povo brasileiro, é nosso dever empenhar todas as medidas possíveis para a proteção da vida, considerando tanto as crianças quanto as mães”, diz o deputado no texto do projeto.

A pauta está pronta para ser analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; Defesa do Consumidor; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para Fabiano Farias, coordenador do Movimento pela Vida de Fortaleza (CE), o “PL 2674/2023 é muito benéfico quando avaliamos que a informação deve chegar a um público dirigido, de forma clara e objetiva”.

“A mensagem exposta nas embalagens trará esse contraponto a essa mentalidade e reforçará a verdade dos fatos e implicitamente deixará a reflexão do risco de vida para a mãe e da morte do bebê”, disse Farias à ACI Digital.