Papa Francisco incentivou as orações para enfrentar a “força diabólica” do ódio na Terra Santa e pediu à libertação dos reféns israelitas e à abertura de corredores humanitários em Gaza.

“A oração é a força mansa e santa que se opõe à força diabólica do ódio, do terrorismo, da guerra”, disse o papa depois de rezar o Ângelus hoje (15), na praça São Pedro, em relação à guerra entre Israel e a Palestina.

“Convido todos os crentes a juntarem-se à Igreja na Terra Santa e a dedicarem a próxima terça-feira, 17 de outubro, à oração e ao jejum”, encorajou Francisco.

O papa expressou sua dor pelo que está acontecendo em Israel e na Palestina. “Estou a pensar muito, sobretudo nas crianças e nos idosos. Renovo o apelo à libertação dos reféns e peço vivamente que as crianças, os doentes, os idosos, as mulheres e todos os civis não se tornem vítimas do conflito”.

Francisco exortou as partes envolvidas a respeitarem “o direito humanitário, especialmente em Gaza, onde é urgente e necessário garantir corredores humanitários e prestar socorro a toda a população”.

“Já morreram tantos. Por favor, que não se derrame mais sangue inocente, nem na Terra Santa, nem na Ucrânia, nem em lado nenhum. Basta! As guerras são sempre uma derrota, sempre”, enfatizou, rezando depois uma Ave Maria nesta intenção.

O diário espanhol El Mundo relatou que desde o início da nova fase do conflito, no sábado, 7 de outubro, a resposta de Israel contra a Faixa de Gaza fez 2.329 mortos, segundo as autoridades palestinianas. Há também mais de 9.000 feridos.

A CNN em Espanhol noticiou que os ataques do Hamas em Israel no dia 7, fizeram 1.300 mortos.