O papa Francisco conversou por telefone com o padre Gabriel Romanelli, pároco da única igreja católica existente em Gaza, região controlada pelos terroristas islâmicos do Hamas que declararam guerra a Israel.

O papa Francisco ligou para o padre Gabriel Romanelli, pároco da Igreja da Sagrada Família, na segunda-feira (9), segundo a AgenSir.

O padre Romanelli disse à agência de notícias italiana que o papa Francisco manifestou “a sua proximidade e as suas orações por toda a comunidade eclesial de Gaza e por todos os paroquianos e habitantes”, e deu-lhes a sua bênção.

O padre, que está atualmente em Belém depois de visitar a cidade após uma viagem a Roma no final de setembro, disse que agradeceu ao papa Francisco pelo seu apelo à paz após a mensagem do Ângelus no domingo (8).

O exército de Israel anunciou na segunda-feira (9) que estava impondo um bloqueio total à Faixa de Gaza depois que o Hamas, o grupo islâmico que controla aquele território, lançou um ataque a Israel no fim de semana.

Romanelli, padre argentino do Instituto do Verbo Encarnado, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que a situação “continua muito ruim” e que “nunca tinha visto coisas como desta vez”.

A paróquia de Gaza atende mais de 80 cristãos e muçulmanos em meio aos ataques aéreos israelenses, disse o padre.

Os militantes do Hamas mataram centenas de pessoas e fizeram dezenas de reféns desde que lançaram uma invasão em grande escala contra Israel no fim de semana passado.

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) declararam que cerca de 300 pessoas foram mortas em um festival de música ao ar livre que foi um dos alvos das forças do Hamas no início da incursão.

Pouco depois da invasão de sábado, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu anunciou que Israel estava “em guerra”. Mais tarde, o país declarou oficialmente guerra ao Hamas e os oficiais militares prometeram uma grande ofensiva contra a Faixa de Gaza em resposta à invasão.