O Movimento Terço dos Homens no Brasil fará uma mobilização nacional contra a descriminalização do aborto e do porte de maconha no domingo (8), Dia do Nascituro, com a oração do terço mariano. Os dois temas tiveram seus julgamentos iniciados no Supremo Tribunal Federal (STF) neste ano, mas ambos foram interrompidos sem datas de retorno.

O secretário-geral do Terço dos Homens do Brasil, Glayson Lozer disse à ACI Digital que esta iniciativa partiu de uma aspiração “de muitos homens” do movimento por todo o Brasil, pedindo a secretaria geral dos tercistas que “erguesse também a sua voz, fazendo eco a tudo que manda e ensina a Santa Igreja” em prol da “defesa da vida desde a concepção até a morte natural" e contra “a pauta de legalização das drogas”.

A descriminalização do aborto a partir das 12 semanas de gestação foi impetrada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em março de 2017, através da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, no Supremo Tribunal Federal (STF). Seu julgamento aconteceu no dia 22 de setembro no plenário virtual do Supremo com o voto favorável da ex-presidente do STF e relatora da ação, ministra Rosa Weber. Mas foi interrompida com um pedido de destaque do atual presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, sem nova data para o julgamento, que acontecerá de modo presencial no STF.

A descriminalização do porte de maconha para consumo próprio no Brasil está em análise no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2015. Seu último julgamento aconteceu no dia 24 de agosto e foi suspenso após o ministro André Mendonça pedir maior prazo para analisar o caso. Este foi o quarto adiamento do julgamento desde sua retomada no STF, em 2 de agosto deste ano. Até o momento cinco ministros votaram a favor do porte de maconha: a ex-presidente do STF, Rosa Weber, o relator desta ação, Gilmar Mendes, o atual presidente do STF, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Alexandre de Moraes. Somente o ministro Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, votou contra a descriminalização.

Segundo Lozer, a ação pró-vida acontecerá “de maneira livre”, onde “os grupos dos homens” se organizarão “com suas famílias” para a oração do terço “em suas paróquias ou em praças públicas”.

“Rezaremos também por milhões de brasileiros e milhares de famílias que, acreditamos piamente, somos a maioria na causa indelével pelos valores e virtudes morais. E esse caminho passa, além da conversão e da busca pela santidade, pelo cuidado e proteção da vida e a salvação das almas”, declarou.

Lozer contou ainda que no Dia do Nascituro a coordenação nacional do Terço dos Homens participará do VIII Encontro do Terço dos Homens da diocese de São Mateus (ES) e rezará o terço em favor da vida. O arcebispo de Juiz de Fora (MG) e bispo referencial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o Terço dos Homens, dom Gil Antônio Moreira, participará no domingo de manhã de uma passeata pela vida, em Juiz de Fora, e à tarde, da oração do terço no encontro do Terço dos Homens da diocese de São João Del Rei, em Tiradentes (MG).