O Dia Nacional do Terço dos Homens será comemorado pela primeira vez no Brasil na próxima sexta-feira 8 de setembro. A data coincide com a festa da Natividade de Nossa Senhora. Para celebrar este dia, estão programados eventos regionais e diocesanos pelo país. “Isso é uma felicidade imensa para nós, porque tivemos o reconhecimento público das autoridades constituídas desse país para um movimento que quer propagar a devoção ao santo rosário”, disse à ACI Digital o secretário- geral do Terço dos Homens do Brasil, Glayson Lozer.

Em 25 de abril deste ano, foi sancionada a lei 14.558 que cria o Dia Nacional do Terço dos Homens, a ser celebrado todo dia 8 de setembro.

“Nós temos a Romaria Nacional ao Santuário de Aparecida que acontece sempre em fevereiro, e reúne milhares de homens. Mas, não tínhamos aquela data oficial do movimento, um dia dedicado a isso”, disse Lozer. Segundo ele, ao buscar a “base histórica” do movimento, chegou-se à data de 8 de setembro como dia de sua fundação.

O Terço dos Homens é um movimento católico que foi criado por frei Peregrino em 8 de setembro de 1936, na Vila da Providência, hoje município de Itabi (SE) com aproximadamente 200 homens. Atualmente, cerca de 2,5 milhões de homens são membros do movimento. Eles se reúnem em grupos para rezar o terço semanalmente em suas paróquias, capelas ou praças públicas.

“Os homens vêm rezando e fazendo com que esse movimento cresça para a salvação das almas, para o bem comum”, disse Lozer. Segundo ele, os tercistas “abraçaram essa causa de estar agarrados ao manto de Nossa Senhora, rezando o santo terço, propagando a devoção ao santo rosário a todos os cantos do Brasil e convidando para que mais homens façam parte dessa imensa família mariana chamada Terço dos Homens”.

Em comemoração ao primeiro Dia Nacional do Terço dos Homens “haverá várias atividades, como eventos de províncias eclesiásticas, dioceses, paróquias”. “A maioria dos grupos do Terço dos Homens no país se reúne para rezar uma vez por semana na segunda ou na terça-feira. Mas, desta vez, especialmente, muitos grupos vão se reunir na sexta-feira, 8 de setembro, em suas paróquias”, disse.

Na arquidiocese de Curitiba (PR), a data será celebrada no santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas, a partir das 14h30. Haverá uma pregação e espiritualidade do Terço dos Homens, seguida da oração do terço.

Na catedral de Curitiba, haverá a oração de uma dezena do terço, às 15h, dentro das festividades da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz.

Na arquidiocese de São Paulo (SP), o Dia Nacional do Terço dos Homens será celebrado no sábado (9), na catedral metropolitana. Segundo a arquidiocese devem participar cerca de mil pessoas de grupos do terço da arquidiocese e também das dioceses de Osasco, Campo Limpo, Santo Amaro, Santo André, São Miguel, Guarulhos, Mogi das Cruz e Santos. A programação em São Paulo vai começar com a missa às 9h, seguida de pregações e a reza do terço no marco zero da catedral.

No mesmo dia, será celebrado no santuário Nossa Senhora de Fátima, da arquidiocese do Rio de Janeiro, a partir das 16h, com a participação do bispo auxiliar dom Antônio Luiz Catelan. A programação começa com a acolhida, oração do terço mariano às 17h e missa às 18h.

No domingo (10), a data será celebrada dentro “encontro da província eclesiástica de Diamantina (MG), que abrange a arquidiocese de Diamantina e mais quatro dioceses, que são Guanhães, Araçuaí, Teófilo Otoni e Almenara”. O evento acontecerá na Expominas-Pampulha, em Teófilo Otoni, a partir das 9h.

As comemorações se estendem para o final de semana seguinte, entre os dias 15 e 17 de setembro, quando acontecerá o Acampamento Terço dos Homens, na comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Em 16 de setembro, os homens do terço do estado do Paraná vão se reunir no santuário de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá.

“Vale recordar que em alguns lugares do país também será comemorado em 8 de setembro o dia municipal ou estadual do Terço dos Homens, também criados por lei. Nos estados, já são nove: Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Amapá e Paraná”, disse Glayson Lozer.