O dia 8 de setembro entrou para o calendário oficial de eventos do Paraná como o Dia Estadual do Terço dos Homens. Na mesma data também é celebrado o Dia Nacional do Terço dos Homens e a Igreja católica celebra a festa litúrgica da Natividade de Nossa Senhora.

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana (PSD), sancionou o projeto de lei do deputado Marcio Pacheco (Republicanos) que estabelece esta data.

Para Pacheco, a sanção do projeto de lei “é motivo de grande alegria”. “Este movimento tem como objetivo aproximar os homens de suas paróquias. Os homens se sentem acolhidos nesse ambiente, rezam o terço por sua família, buscam se aproximar de Deus. Promover a oração é certamente promover também uma sociedade melhor”, disse.

Em abril, o então presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), sancionou a lei que instituiu o Dia Nacional do Terço dos Homens. A mesma data também é reconhecida por lei em outros estados, além do Paraná, como Sergipe, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão.

O Terço dos foi criando por frei Peregrino, em 8 de setembro de 1936, na Vila da Providência, hoje município de Itabi (SE), com cerca de 200 homens. Atualmente, o movimento estima que haja cerca de 2,5 milhões de tercistas em todo o Brasil. Eles costumam se reunir pelo menos uma vez por semana para rezar em suas paróquias, capelas, santuários ou até em praças públicas.

O movimento promove encontros estaduais, diocesanos e, todos os anos, faz a Romaria Nacional do Terço dos Homens ao santuário de Aparecida (SP). Trata-se, segundo o próprio santuário, da maior romaria que acontece ao templo mariano. Neste ano, aconteceu entre 10 e 12 de fevereiro e contou com a participação de 70 mil homens do terço.

Confira também: