O papa Francisco deu aos cardeais recém-criados as novas missões que terão na Santa Sé. Os novos cardeais com direito a voto em um eventual conclave receberam diferentes funções em alguns dos dicastérios da Santa Sé.

Depois do consistório do último sábado (30), onde receberam a púrpura cardinalícia, com exceção do cardeal Luis Pascual Dri, que aos 96 anos não pôde viajar a Roma por problemas de saúde, os novos membros do Colégio Cardinalício participaram hoje (4) na missa de abertura do Sínodo da Sinodalidade, que começou no Vaticano.

Os cardeais aos quais o papa atribuiu mais funções são: cardeal Claudio Gugerotti (9 dicastérios), cardeal Robert Francis Prevost (8 dicastérios) e cardeal Víctor Fernández (7 dicastérios).

A seguir, os cargos que os novos 18 cardeais com menos de 80 anos terão a partir de hoje como membros dos Dicastérios da Cúria Romana:

- No Dicastério para a Evangelização, na seção de Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo, incluiu o cardeal Claudio Gugerotti, prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais, e o cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé.

- Neste mesmo dicastério, mas na seção para a Primeira Evangelização e as Novas Igrejas Particulares, foram nomeados os cardeais Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos; o cardeal Claudio Gugerotti; o cardeal Víctor Manuel Fernández e o cardeal Protase Rugambwa, arcebispo coadjutor de Tabora, Tanzânia.

- No Dicastério para a Doutrina da Fé, incluiu os seguintes cardeais: Robert Francis Prevost; Claudio Gugerotti e Stephen Ameyu Martin Mulla, arcebispo de Juba, Sudão do Sul.

- Para o Dicastério para as Igrejas Orientais, elegeu o cardeal Robert Francis Prevost, o cardeal Víctor Manuel Fernández e o cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca de Jerusalém dos Latinos.

- No Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, incluiu os cardeais: Ángel Sixto Rossi, arcebispo de Córdoba, Argentina; Grzegorz Ryś, arcebispo de Łódź, Polônia; e Protase Rugambwa.

- A partir de agora, o cardeal Stephen Brislin, arcebispo da Cidade do Cabo, África do Sul, pertence ao Dicastério para as Causas dos Santos.

- No Dicastério para os Bispos, incluiu os seguintes cardeais: Claudio Gugerotti, Víctor Manuel Fernández, Grzegorz Ryś e José Cobo Cano, arcebispo de Madri, Espanha.

- No Dicastério para o Clero, os cardeais Robert Francis Prevost e François-Xavier Bustillo, bispo de Ajaccio, França.

- No Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, nomeou o cardeal Robert Francis Prevost, o cardeal Ángel Sixto Rossi e o cardeal Ángel Fernández Artime, reitor-mor da Sociedade Salesiana de São João Bosco.

- No Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, nomeou os cardeais Víctor Manuel Fernández e José Cobo Cano.

- No Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, contribuirão os cardeais Claudio Gugerotti e Pierbattista Pizzaballa.

- No Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, incluiu os cardeais Claudio Gugerotti e Stephen Chow Sau-yan, bispo de Hong Kong, China.

- No Dicastério para a Cultura e a Educação, nomeou os cardeais Robert Francis Prevost, Claudio Gugerotti e Víctor Manuel Fernández.

- No Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, colaborará o cardeal Sebastian Francis, bispo de Penang, Malásia.

- No Dicastério para os Textos Legislativos, incluiu os cardeais Robert Francis Prevost e Claudio Gugerotti.

- No Dicastério para a Comunicação, estará o cardeal Américo Manuel Alves Aguiar, bispo eleito de Setúbal, Portugal.

Mais em

- No Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, incluiu o cardeal Paul Emil Tscherrig, núncio apostólico na Itália e na República de San Marino.

- A Administração do Patrimônio da Sé Apostólica passou a contar com o cardeal Christophe Pierre, núncio apostólico nos EUA.

- Na Pontifícia Comissão para a América Latina, colaborará o cardeal Luis José Rueda Aparicio, arcebispo de Bogotá, Colômbia.

- Na Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano, estarão os cardeais Robert Francis Prevost e Claudio Gugerotti.