A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou os títulos e diaconias atribuídos pelo papa Francisco aos 21 novos cardeais que criou no consistório de hoje (30).

Na Igreja Católica, o sacerdócio tem três graus: diácono, sacerdote e bispo. Com esta figura, e seguindo a origem histórica dos cardeais, estes foram divididos ou estruturados em três ordens: dos diáconos, dos presbíteros e dos bispos.

Os cardeais diáconos recebem uma diaconia em Roma ou uma igreja diaconal. Assim, o papa atribui um título ou diaconia a cada um dos 21 novos cardeais.

O cardeal Robert Francis Prevost recebeu a diaconia de Santa Mônica, enquanto o cardeal Claudio Gugerotti recebeu a diaconia de Santo Ambrósio della Massima, e o cardeal Víctor Manuel Fernández foi designado com a diaconia dos Santos Urbano e Lorenzo na Prima Porta.

O cardeal Emil Paul Tscherrig recebeu a diaconia de San Giuseppe na Via Trionfale, enquanto o cardeal Christophe Pierre recebeu a diaconia de S. Benedetto fuori Porta S. Paolo, e o cardeal Pierbattista Pizzaballa recebeu o título de San Onofrio.

O cardeal Stephen Brislin recebeu o título de Santa Maria Domingas Mazzarello, enquanto o cardeal Angelo Sixto Rossi recebeu o título de Santa Bernadette Soubirous, e o cardeal Luis José Rueda Aparicio foi designado com o título de São Lucas na Via Prenestina.

O cardeal Grzegorz Rys recebeu o título de Santos Cirilo e Metódio, enquanto o cardeal Stephen Ameyu Martin Mulla recebeu o título de Santa Gemma Galgani. O cardeal José Cobo Cano recebeu o título de Santa Maria em Monserrato degli Spagnoli (dos espanhóis).

O cardeal Protase Rugambwa recebeu o título de Santa Maria em Montesanto, enquanto o cardeal Sebastian Francis recebeu o título de Santa Maria Causa Nostræ Lætitiæ. O cardeal Stephen Chow Sau-Yan recebeu o título de San Giovanni Battista de La Salle.

O cardeal François-Xavier Bustillo recebeu o título de Santa Maria Immacolata di Lourdes a Boccea, enquanto o cardeal Américo Manuel Alves Aguiar recebeu o título de San Antonio da Padova na Via Merulana.

O cardeal Ángel Fernández Artime recebeu a diaconia de Santa Maria Auxiliadora na Via Tuscolana, enquanto o cardeal Agostino Marchetto recebeu a diaconia de Santa Maria Goretti. O cardeal Diego Rafael Padrón Sánchez recebeu o título de San Gaetano, e o Cardeal Luis Pascual Dri recebeu a diaconia de San Angelo in Pescheria.