As arquidioceses e dioceses do Brasil celebram a “Semana Nacional da Vida” a partir de domingo (1º) até o dia 7. O tema proposto pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é a “Adoção: Amor com laços do coração”. Mas, mas devido a pauta da descriminalização do aborto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), este também será um tema abordado pela Igreja no Brasil e, em muitas dioceses, a semana será estendida até o Dia do Nascituro, 8 de outubro.

Segundo o bispo de Campo Mourão (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Bruno Elizeu, o tema da adoção ajuda as famílias e as comunidades a criarem uma consciência sobre importância da adoção na vida e na missão da igreja. “A adoção é uma iniciativa que Deus nos impulsiona a acolher em nossas vidas outras vidas, um amor generoso, fato que representa o seu amor no meio de nós”, declarou dom Bruno Elizeu.

Sobre o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da Arguição de Descumprimento de Provimento Constitucional (ADPF) 442, que visa descriminalizar o aborto até a 12ª semana de gravidez, o assessor da comissão e secretário executivo nacional da Pastoral Familiar, padre Rodolfo Pinho, disse que este tema faz a Igreja “defender, ainda mais, a vida desde a concepção até o seu fim natural”. E “a adoção para as famílias que não desejam ter o filho pode ser uma verdadeira resposta a esta discussão sobre o aborto”, disse.

“Por isso, a Igreja incentiva e propõe a reflexão como forma de proteger essas crianças, que poderão encontrar um lar para ser acolhidos e amados”, disse o padre.

Reforçando a temática contra a legalização do aborto no Brasil, a arquidiocese de Juiz de Fora (MG), por meio do seu vicariato para Vida e Família vai fazer uma programação voltada para a defesa da vida. A abertura da semana acontecerá no dia 1º de outubro, nas paróquias. No dia 4 de outubro, a partir das 18h, na catedral de Juiz de Fora, acontecerá o “JF pela Vida”, uma noite de reflexão, oração e motivação sobre a defesa da vida.

No dia 7, haverá uma mesa redonda, às 15h, com o tema: “Aborto e drogas, um atentado contra a vida”, no prédio da cúria da arquidiocese, com a presença de profissionais da medicina e do direito. No dia 8, acontecerá uma missa em ação de graças pelo Dia do Nascituro às 10h, na catedral. Após a celebração, os fiéis farão uma caminhada pela defesa da vida até o seminário Santo Antônio.

A arquidiocese de Maringá (PR) fará uma apresentação do Projeto Entrega Voluntária e Adoção Segura, no dia 2 de outubro, às 19h30, no auditório Santa Irmã Dulce dos Pobres, da paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier, na Vila Cleópatra em Maringá. O evento contará com a presença do juiz de direito substituto da Vara da Infância e Juventude de Maringá e co-coordenador do Projeto Entrega Voluntária e Adoção Segura, Robespierre Foureaux Alves.

A arquidiocese de Curitiba (PR) vai refletir sobre o tema da “Entrega Legal”, uma ação da Casa Pró-Vida junto com a arquidiocese, com o objetivo de conscientizar os casais que desejam adotar, familiares que já adotaram, gestantes que estão com gravidez indesejada e outros que também desejam entender mais sobre o tema.

A arquidiocesana de Cuiabá (MT) fará a caminhada em favor da vida, no dia 8 de outubro, saindo da praça Ulisses Guimarães às 16h30 e em seguida uma missa, no Parque das Águas, em Cuiabá.