O cardeal Matteo Zuppi, enviado do papa Francisco, foi recebido ontem (14), no Ministério das Relações Exteriores da China por Li Hui, representante especial para os assuntos eurasiáticos.

Segundo uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, “a conversação ocorreu em uma atmosfera aberta e cordial e foi dedicada à guerra na Ucrânia e a suas dramáticas consequências, enfatizando a necessidade de unir esforços para promover o diálogo e encontrar caminhos que levem à paz"

“O problema da segurança alimentar também foi abordado, com a esperança de que as exportações de cereais possam ser garantidas em breve, especialmente para os países que correm maior risco”, informou a Santa Sé

O cardeal Zuppi, arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), visita a capital da China de 13 a 15 de setembro, junto com um funcionário da Secretaria de Estado da Santa Sé.

"A visita constitui mais uma etapa da missão desejada pelo papa para apoiar iniciativas humanitárias e a busca de caminhos que possam levar a uma paz justa", disse um comunicado da Santa Sé emitido na terça-feira (12).

Zuppi já esteve em Kiev e Moscou, capitais de Ucrânia e Rússia, em junho, e foi à capital dos EUA, Washington, em agosto como parte dos esforços da Santa Sé para facilitar um acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia.

O papa Francisco promoveu esta iniciativa na esperança de pôr fim à trágica situação que afetou a Ucrânia, devido à invasão russa, iniciada em 24 de fevereiro de 2022.