A Sala de Imprensa da Santa Sé informou ontem (19) que o cardeal Matteo Zuppi, enviado do papa Francisco para a paz na Ucrânia se encontrou com o presidente americano Joe Biden. “Durante a conversa, foi garantida a total disponibilidade a apoiar iniciativas no âmbito humanitário, especialmente para crianças e pessoas mais frágeis, seja para responder a essa urgência, seja para promover caminhos de paz", disse comunicado da Sala de Imprensa.

A viagem foi a terceira etapa da missão confiada ao cardeal Zuppi, arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI). Ele também visitou Kiev, Ucrânia, nos dias 5 e 6 de junho, e Moscou, Rússia, de 28 a 30 de junho.

O encontro com o presidente dos EUA aconteceu na Casa Branca, em Washington, na tarde de terça-feira (18).

Segundo um comunicado da Santa Sé, o cardeal Zuppi e os demais membros de sua delegação foram recebidos por Biden, a quem o cardeal italiano "entregou uma carta do Santo Padre, ressaltando a dor do papa pelo sofrimento causado pela guerra".

“O encontro, que começou pouco depois das 17 horas e durou mais de uma hora, ocorreu em uma atmosfera de grande cordialidade e escuta recíproca”, disse.

O texto também disse que, um dia antes, a delegação da Santa Sé se reuniu na Nunciatura Apostólica com o presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, na sigla em inglês), "durante a qual foram trocadas algumas reflexões sobre a guerra na Ucrânia e sobre as iniciativas da Santa Sé em favor das vítimas e da paz”.

Na manhã de terça-feira (18), a delegação da Santa Sé e o Núncio Apostólico nos EUA, dom Christophe Pierre, se reuniram com membros da Comissão sobre a Segurança e a Cooperação na Europa do Governo dos EUA (Comissão de Helsinque). O cardeal Zuppi lhes “apresentou a natureza e o desenvolvimento da missão confiada pelo Papa e, juntos, refletiram sobre como ela poderia ser mais eficaz”.

Ontem (19), a delegação da Santa Sé também participou do café da manhã de oração do Senado no Capitólio. Na ocasião, o cardeal italiano informou aos participantes “sobre os encontros que teve durante as várias etapas de sua missão de paz. Durante o encontro, foi expresso o apreço pelos esforços da Santa Sé e enfatizada a responsabilidade de cada um em trabalhar pela paz”.

Confira também: