“Continuem acompanhando este processo com a sua oração e com uma atitude de abandono filial esperançoso”, pediu o prelado da Opus Dei, monsenhor Fernando Ocáriz, ao informar sobre o andamento dos trabalhos dos novos estatutos da prelazia pessoal que deverão ser apresentados ao papa Francisco.

Numa carta publicada ontem (13), monsenhor Ocáriz escreve aos membros da Opus Dei sobre a sua “alegria” ao informar que “depois do período do verão no hemisfério norte”, já estão “trabalhando com o Dicastério do Clero, para formular a proposta de modificações nos Estatutos que deverá ser apresentada ao Santo Padre”.

Com a carta apostólica em forma de motu proprio Ad charisma tuendum (“Para proteger o carisma”), publicada em 22 de julho de 2022, o papa Francisco ordenou uma série de reformas para a Opus Dei, entre elas que o prelado deixará de ser bispo e que os seus estatutos deveriam ser mudados. “A própria prelazia deve fazer uma proposta, e serão aprovados pelos órgãos competentes da Sé Apostólica”.

Estas atualizações foram abordadas de 12 a 17 de abril, num Congresso geral extraordinário organizado pela Opus Dei em Roma.

O prelado da Opus Dei disse: “Não faltaram, na mídia e nas redes sociais, interpretações sobre esse assunto e muitos de vocês enviaram perguntas e comunicaram suas inquietações. Agradeço e entendo o seu desvelo pela Obra, que é de todos; aproveitemos essas menções para difundir com alegria o espírito que recebemos do Senhor”.

Monsenhor Ocáriz disse então: “Iremos informando sobre o andamento deste trabalho, na medida em que o Dicastério considerar oportuno”.