O bispo de Barbastro-Monzón, Espanha, dom Ángel Pérez Pueyo, defendeu a nomeação que fez do novo reitor do santuário de Torreciudad. O padre não pertence à Opus Dei, rompendo uma tradição de décadas.

No dia 18 de julho, o bispo nomeou o padre José Mairal, pároco de Bolturina-Ubiergo, paróquia à qual pertence a ermida-santuário de Torreciudad, reitor do recinto que recebe milhares de peregrinos todos os anos.

O padre diocesano assumirá no dia 1º de setembro “o cuidado pastoral e ministerial” do santuário de Torreciudad junto com os padres Ángel Lasheras, Pedro J. García de Jalón e de la Fuente e Eduardo Martínez Ruipérez, membros da Opus Dei.

Um comunicado de 18 de julho disse que a nomeação foi feita “para regularizar a sua situação canônica junto à diocese”, sem especificar qual situação.

A controvérsia estaria no esclarecimento sobre a titularidade da originária de Torreciudad, situada a poucos metros do santuário, bem como sobre a titularidade da talha da Virgem, que se conserva no local que a Opus Dei construiu no último terço do século XX.

No domingo (20), festa da Virgem de Torreciudad, dom Pérez-Pueyo defendeu a decisão de nomear o padre Mairal como novo reitor do santuário.

Diante de vários padres, como o vigário geral da Opus Dei na Espanha, o padre Ignacio Barrera, o bispo disse: “Com humildade simplicidade, [quero] afirmar que procedemos – em relação à nomeação do novo reitor – sempre de forma colegial, segundo o Direito, mas sobretudo tentando impulsionar esse projeto mariano evangelizador que tantas vezes visualizaram com suas peregrinações”.

O comunicado de 18 de julho destacou que, “segundo o cânon 557, corresponde ao bispo diocesano a nomeação do reitor e dos sacerdotes dedicados a uma igreja ou um santuário, o mesmo que os sacerdotes dos institutos religiosos que servem às paróquias”.

No final da missa do domingo, dom Pérez-Pueyo disse: “Apesar do ruído midiático que tenta nos confrontar e turvar a situação, no bispado de Barbastro-Monzón sempre encontrarão uma mão estendida. Sempre tivemos a prelazia para ajudar a que se regule o quanto antes a situação jurídica, canônica e pastoral”.

O bispo mencionou então uma canção cantada por são Josemaría Escrivá de Balaguer, fundador da Opus Dei, chamada Aprite le finestre (Abra as janelas) e encorajou os fiéis presentes: “Hoje ouso com simplicidade e todo o meu carinho convidar-vos a cantar do fundo do coração: abra as janelas, é primavera. Hoje o Senhor nos convida, nós que estamos aqui e aqueles que vêm de fora, a sentir que a Igreja precisa de vocês. Por isso, deixo estas duas palavras: oportunidade e regularizar. Não há mais. Que a Virgem de Torreciudad nos ajude a olhar mais longe, mais alto”.

Resposta da Opus Dei de 18 de julho

Em comunicado, a prelazia da Opus Dei disse ter recebido "com surpresa" a decisão tomada "unilateralmente" pelo bispo de Barbastro-Monzón de nomear um reitor para o santuário. “Não cabe ao bispo fazer esta nomeação, pois é um templo da prelazia”, disse.

A Opus Dei disse que o templo foi erguido sob a figura jurídica de "oratório da prelazia", ​​que foi financiado "com doações promovidas por fiéis da Opus Dei, cooperadores e muitas outras pessoas de Aragão e do mundo inteiro", e que a propriedade do local corresponde à Fundação Canônica Nuestra Señora de los Ángeles de Torreciudad.

Além disso, disse que, segundo seus estatutos, aprovados em 1980 e agora em revisão após os motu proprios do papa Francisco de 2022 e 2023, “a nomeação do reitor e a nomeação dos sacerdotes que se ocupam da atenção pastoral corresponde ao vigário regional da prelazia”.

O santuário de Torreciudad

Inaugurado em 1975, o atual santuário de Torreciudad foi promovido pelo fundador da Opus Dei, são Josemaria Escrivá de Balaguer. É propriedade do Patronato de Torreciudad, entidade sem fins lucrativos classificada como de utilidade pública cuja principal missão é manter o local e promover as peregrinações.

Segundo o Relatório Anual de 2022, o santuário de Torreciudad recebeu "cerca de 190 mil visitantes" no ano passado e suas transmissões pelo YouTube atingiram 575 mil visitar procedentes de 34 países.

Esse documento assegura que “o trabalho pastoral do santuário é confiado à Prelazia da Opus Dei, que assume o cuidado espiritual dos peregrinos e visitantes que assim o desejarem”.

Confira também:

Mais em