Enquanto se recupera de uma cirurgia abdominal no Hospital Gemelli, em Roma, o papa Francisco enviou uma mensagem aos membros do Grupo do Partido Popular do Parlamento Europeu. Francisco destacou a responsabilidade do político cristão, que “deveriam distinguir-se pela seriedade com que abordam” os princípios e valores éticos.

 

A audiência do papa Francisco com membros do Grupo do Partido Popular do Parlamento Europeu estava marcada para sexta-feira (9), no Vaticano. Mas, o papa foi hospitalizado na quarta-feira (7) para uma cirurgia abdominal. Por isso, ele enviou uma mensagem ao presidente do partido, Manfred Weber, publicada hoje (11).

 

O papa pediu aos parlamentares que tomem consciência da responsabilidade dos políticos cristãos “de traduzir o grande sonho da fraternidade em ações concretas de boa política em todos os níveis: local, nacional, internacional”.

 

“Por exemplo: desafios como o da migração, ou o do cuidado do planeta, parece-me que só podem ser enfrentados a partir deste grande princípio inspirador: a fraternidade humana”, escreveu o papa.

 

Francisco reafirmou a importância do “pluralismo”, que é de se esperar em um grande grupo parlamentar. Ao mesmo tempo, disse que “é preciso estar unidos” em certos princípios e valores éticos, e para isso é necessária uma formação adequada de seus membros.

 

"É normal que também vocês tenham necessidade de momentos de estudo e de reflexão para aprofundar e discutir as questões eticamente mais relevantes. É um desafio apaixonante, que se joga sobretudo ao nível da consciência, e que evidencia também a qualidade de quem faz política”, escreveu.

 

“Os políticos cristãos deveriam distinguir-se pela seriedade com que abordam os problemas, rejeitando soluções oportunistas e mantendo sempre firmes os critérios da dignidade da pessoa e do bem comum”, acrescentou.

 

O papa Francisco insistiu na importância da Doutrina Social da Igreja como referência para contribuir com a política europeia, destacando os “princípios da solidariedade e da subsidiariedade”.

 

Além disso, destacou a ideia original dos fundadores de uma Europa unida, que procuravam criar um espaço de liberdade, justiça e paz onde a diversidade fosse respeitada.

 

“Hoje este projeto está sendo provado em um mundo globalizado, mas pode ser relançado a partir da inspiração original, que é mais atual do que nunca e frutífera não apenas para a Europa, mas para toda a família humana”.

 

Mais em

Ao concluir, o papa convidou a olhar os jovens que veem a sua vida em um horizonte europeu, exortando-os a pensar em uma Europa e um mundo à altura dos seus sonhos.

 

Confira também: