V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe
de 13 a 31 de maio de 2007 · Aparecida - Brasil
Como se preparam as Conferências Gerais?
As Conferências Gerais do Episcopado da América Latina são reuniões de bispos quem as prepara com a colaboração de diversos órgãos e especialistas. Em conseqüência, a identidade episcopal destes encontros deve manter-se antes, durante e depois da Conferência Geral.
O que significa, para a estratégia participativa, manter essa identidade episcopal?
Acima de tudo, significa que são as Conferências Episcopais (CE) os atores e agentes principais para suscitar, organizar e encaminhar a participação das Igrejas particulares e dos órgãos eclesiásticos, que dependem de cada Conferência Episcopal, na preparação da Conferência Geral.
As CE contam com a colaboração da Presidência do CELAM, que tem o encargo de coordenar e animar este trabalho preparatório em comunhão com a Sede Apostólica, especialmente com a Pontifícia Comissão para a América Latina.
O CELAM, com a colaboração das Conferências Episcopais, recolheu as inquietações, reflexões e sugestões de todos os bispos da América Latina e do Caribe e as sintetizou no Documento de Participação. Este Documento, acompanhado de Fichas de Trabalho, foi enviado a todas as Conferências Episcopais e através delas às Igrejas Particulares com o objetivo de suscitar uma ampla participação do Povo de Deus.
> Conferencia gerais anteriores
· Conferencia Geral Santo Domingo - 1992 (em espanhol)
· Conferencia Geral Puebla - 1979 (em espanhol)
· Conferencia Geral Medellín - 1968 (em espanhol)
· Conferencia Geral Rio de Janeiro - 1955 (em espanhol)












