A Igreja celebra hoje (14) o grande são João da Cruz, carmelita descalço e doutor da Igreja. Num dos momentos mais difíceis que teve de viver, Nossa Senhora apareceu a ele e mostrou-lhe o caminho para escapar de uma prisão, onde foi colocado por outros religiosos.

No livro Vidas dos Santos, do padre Alban Butler, é narrado que são João da Cruz (1542-1591), em plena reforma carmelita que levou ao surgimento dos Carmelitas Descalços, recebeu uma ordem do Carmelita Provincial de Castela para voltar ao convento de Medina del Campo.

São João não aceitou a ordem, dizendo que o núncio do papa o havia enviado a Ávila. O provincial não quis ouvir os motivos e enviou vários homens armados para levá-lo à força até Toledo.

Ali foi pedido ao santo que desistisse de suas ideias de reforma, mas como não aceitou, foi trancado numa pequena e escura cela, onde foi cruelmente espancado e cujas marcas ficaram com ele por toda a vida.

Um dia, na véspera da festa da Assunção da Virgem, um prior entrou na prisão onde são João estava detido. O local tinha um cheiro insuportável. Ao ver o santo deitado, o religioso o chutou. São João0 imediatamente pediu desculpas por não poder cumprimentá-lo, pois estava fraco e sem forças para se levantar.

O prior perguntou-lhe o que estava pensando e ele lhe disse que queria poder celebrar a missa no dia seguinte, na festa de Nossa Senhora. Então, o religioso respondeu: “Você não fará isso enquanto eu for superior”.

Na festa da Assunção da Virgem Maria, ao cair da noite, a Mãe de Deus apareceu a são João e pediu-lhe que tivesse paciência porque esta provação terminaria em breve. Dias depois a Virgem apareceu-lhe novamente e numa visão mística mostrou-lhe uma janela, dizendo-lhe: “Por aí sairá e eu te ajudarei”.

Após nove meses de prisão, são João teve a oportunidade de se exercitar por alguns minutos. O santo aproveitou a oportunidade para encontrar a janela que Nossa Senhora lhe mostrara. À noite conseguiu abrir a porta de sua cela e com uma corda que havia feito com lençóis e roupas pendurou-se na janela e escapou.

São João refugiou-se e continuou seu trabalho reformador. Algum tempo depois, os Carmelitas Reformados obtiveram permissão para a criação de uma província separada, como Carmelitas Descalços.

O santo dedicou-se a escrever as suas obras espirituais que o tornaram um grande Doutor da Igreja. “Onde não há amor, ponha amor e você terá amor”, dizia são João da Cruz.