Dec 17, 2025 / 13:19 pm
O papa Leão XIV escolheu o bispo de Joliet, Illinois, EUA, Ronald Hicks, para ser o próximo arcebispo de Nova York — a nomeação episcopal mais importante dos EUA no pontificado de Leão XIV até o momento.
A nomeação foi confirmada pela EWTN News com duas fontes independentes com conhecimento direto da nomeação.
Hicks, de 58 anos, sucederá o cardeal Timothy Dolan, que lidera Nova York, a segunda maior arquidiocese dos EUA em população — com 2,5 milhões de fiéis — desde 2009.
A escolha de Hicks para uma das arquidioceses mais importantes dos EUA provavelmente será analisada minuciosamente, devido à possibilidade de revelar a direção que o papa Leão XIV deseja dar à Igreja nos EUA.
Natural do Estado de Illinois, Hicks lidera a diocese de Joliet desde setembro de 2020. Ele foi bispo auxiliar na arquidiocese de Chicago de 2018 a 2020, depois de três anos como vigário-geral da arquidiocese, de 2015 a 2018.
Hicks nasceu em 4 de agosto de 1967, na cidade de Harvey, Illinois, ao sul de Chicago, e um subúrbio próximo de Dolton, onde o papa Leão XIV cresceu.
“Reconheço muitas semelhanças entre [o papa Leão XIV] e eu”, disse Hicks à emissora de TV WGN em maio. “Crescemos literalmente no mesmo raio de influência, no mesmo bairro. Brincávamos nos mesmos parques, nadávamos nas mesmas piscinas, gostávamos das mesmas pizzarias”.
Ordenado sacerdote para a arquidiocese de Chicago em 1994, o ministério sacerdotal de Hicks teve períodos como pároco associado, pároco e decano de formação no seminário do seminário St. Joseph College.
Em 2005, ele iniciou um mandato de cinco anos como diretor regional da organização de caridade Nuestros Pequeños Hermanos (NPH) na América Central. Estabelecido em El Salvador, ele supervisionou o cuidado de cerca de 3,4 mil crianças órfãs e abandonadas em nove países da América Latina e do Caribe.
Ele voltou a Chicago em 2010 para servir como decano de formação no seminário de Mundelein, antes de ser nomeado vigário-geral da arquidiocese pelo arcebispo de Chicago, cardeal Blase Cupich, em 1º de janeiro de 2015.
Como bispo, Hicks atua no Comitê de Clero, Vida Consagrada e Vocações da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB), e como elo entre a conferência episcopal e a Association of Ongoing Formation of Priests (Associação para a Formação Permanente de Sacerdotes) e a National Association of Diaconate Directors (Associação Nacional de Diretores Diaconais).
A arquidiocese de Nova York atende a fiéis nos bairros de Manhattan, Bronx e Staten Island, e em sete condados ao norte da cidade.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar