O papa Leão XIV nomeou o arcebispo espanhol Andrés Carrascosa Coso, de 69 anos, núncio apostólico em Portugal, informou hoje (11) a sala de imprensa da Santa Sé.

Núncio apostólico é o representante da Santa Sé em países com que a sede do catolicismo tem relações diplomáticas.

“Acolhemos esta nomeação do papa Leão XIV com alegria, em espírito de comunhão eclesial”, diz um comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). A conferência manifesta a “total disponibilidade para colaborar, em espírito sinodal, com o recém-nomeado embaixador da Santa Sé em Portugal” e confia os frutos da missão dele à intercessão de Nossa Senhora de Fátima.

Segundo o comunicado, o arcebispo Carrascona enviou uma carta ao bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, presidente da CEP, dizendo que chega com “vontade de vos escutar e de aprender, decidido a conhecer e a amar esta Igreja particular a que o Senhor, através do papa Leão XIV, hoje me envia”.

Dom Andrés Carrascosa Coso era núncio no Equador desde 2017. A Conferência Episcopal Equatoriana (CEE) publicou um comunicado agradecendo ao arcebispo “por estes oito anos de serviço no Equador”.

“Um país que ele amou e percorreu repetidas vezes: pisou no barro da nossa terra, contemplou a beleza das nossas paisagens, fez parte das nossas grandes manifestações de fé, mas, sobretudo, foi testemunha da simplicidade do nosso povo, que em cada lugar não deixou de pedir sua bênção e que, com uma força extraordinária, só explicável pela sua fé em Cristo, sempre se levantava e lutava por um Equador melhor”, diz o comunicado.

“Sua palavra clara, sem ambiguidades nem falsa cortesia, sua palavra de Evangelho, “desarmada e desarmante”, iluminou muitos momentos da vida da Igreja e do nosso país”, continua a CEE.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Com a sua mesma simplicidade, só queremos dizer: Obrigado! Ele não deixa para trás o Equador; leva-o consigo no coração, no olhar e na oração”, conclui o comunicado.  

Quem é o arcebispo Andrés Carrascosa Coso?

Andrés Carrascosa Coso nasceu em Cuenca, Espanha, em 16 de dezembro de 1955. Ele foi ordenado sacerdote 1980. É doutor em Direito Internacional pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino e formado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Ele se uniu ao serviço diplomático da Santa Sé em 1985 e serviu nas nunciaturas apostólicas da Monrovia e Copenhague e trabalhou na seção para a relação com os Estados da secretaria de Estado da Santa Sé. Ele também atuou na missão da Santa Sé ante as Nações Unidas em Genebra, Suíça, foi conselheiro da nunciatura no Brasil e no Canadá.

Ele foi nomeado arcebispo pelo papa João Paulo II em 2004, quando também assumiu o cargo de núncio apostólico na República do Congo e Gabão.

Em 2009, o papa Bento XVI o nomeou núncio no Panamá e em 2017 foi nomeado núncio no Equador pelo papa Francisco, cargo que exerce até hoje.

O arcebispo Andrés Carrascosa Coso fala espanhol, inglês, francês, italiano, português e alemão.