A arquidiocese católica de Kaduna, na Nigéria, anunciou "com grande tristeza" que o padre Joseph Aketeh Bako, sequestrado em 8 de março, foi morto por seus sequestradores.

Joseph Aketeh Bako | Cortesia

Num comunicado de quarta-feira (11) a que ACI África, agência do grupo ACI, teve acesso o chanceler da arquidiocese da Nigéria disse que padre Bako morreu cerca de um mês após seu sequestro.

“É com o coração pesado, mas com total submissão à vontade de Deus, que anunciamos a morte do padre Joseph Aketeh Bako nas mãos de seus sequestradores entre 18 e 20 de abril de 2022”, explicou padre Christian Okewu Emmanuel.

“O fato das circunstâncias que levaram à sua morte e a data do incidente foram cuidadosamente verificados, daí esta comunicação neste momento”, acrescentou.

Bako, de 48 anos, foi sequestrado de sua paróquia de St. John.

Desde seu sequestro, surgiram relatos não confirmados sobre seu estado de saúde antes de sua morte.

Emmanuel Anyanwu, padre da paróquia de St. John, disse à fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) em 29 de abril que o padre Bako "sofreu muito antes de sua morte".

“Ele foi torturado porque o estavam obrigando a pagar uma grande quantia de resgate por sua libertação. Neste caso, houve tortura física e espancamentos que lhe causaram muita dor e agonia”, disse padre Anyanwu em uma reportagem publicada pela ACN.

"Devido a seus frágeis problemas de saúde, ele não conseguiu sobreviver à tortura", acrescentou.

No entanto, numa entrevista de 4 de maio à ACI África, o vice-diretor do Centro de Serviços de Mídia da arquidiocese de Kaduna disse que não recebeu nenhuma atualização sobre a situação do padre desaparecido.

“(Não há) nenhuma declaração oficial da arquidiocese sobre isso”, disse o padre Anthony Shawuya.

Shawuya acrescentou que "houve negociações e esforços para sua libertação, mas não há notícias sobre o que aconteceu com ele".

Em entrevista à ACI África logo após o sequestro de Bako, um padre católico que preferiu permanecer anônimo, forneceu detalhes do sequestro que, na época, não haviam sido confirmados pela arquidiocese.

“Padre Joseph Aketeh foi sequestrado junto com seu irmão mais novo que o visitava. O sequestro aconteceu por volta de 1h30. Infelizmente, seu segurança, identificado como Luka, foi morto”, disse o padre à ACI África em 8 de março.

Anyanwu disse à ACN que o corpo do padre Bako “ainda não foi libertado pelos bandidos”.

Confira também:

Mais em