Um padre católico da arquidiocese de Kaduna, Nigéria, foi sequestrado junto com seu irmão na madrugada de hoje (8) por homens armados, que mataram o segurança do padre.

Outro padre, que prefere permanecer anônimo, disse à ACI Africa, agência do grupo ACI, que o ataque ocorreu na St. John’s Catholic Church, na área de Kudenda, e que o padre assistente do pároco conseguiu escapar.

“Padre Joseph Aketeh foi sequestrado junto com seu irmão mais novo que o visitava. O sequestro aconteceu por volta de 1h30. Infelizmente, seu segurança, identificado como Luka, foi morto", disse o padre.

"A arquidiocese de Kaduna ainda não divulgou uma declaração oficial", acrescentou.

Oficiais de segurança enviaram uma nota à ACI Africa relatando que homens armados "associados a grupos criminosos invadiram a comunidade de Kudenda", em um "incidente que causou muita confusão entre os moradores, que escutaram disparos, pensando que eram dos oficiais de segurança que protegem a comunidade local".

Os policiais disseram que uma mulher e seus dois filhos também foram sequestrados durante o incidente.

Desde 2009, a Nigéria sofre com a violência dos terroristas muçulmanos do Boko Haram, que querem fazer do país um estado islâmico.

Desde então, um dos maiores grupos islâmicos da África vem fazendo ataques terroristas com diferentes alvos, incluindo grupos religiosos, políticos e civis.

A situação de insegurança é agravada pela participação dos muçulmanos de etnia fulani, que frequentemente entram em conflito com os camponeses cristãos por causa das terras para pastagem.

Em 6 de janeiro, o padre Joseph Danjuma Shekari foi sequestrado de sua residência na diocese de Kafanchan. Ele foi solto no dia seguinte.

Outro padre da mesma diocese foi sequestrado em setembro de 2021, também solto no dia seguinte.

Em julho, padre Elijah Juma Wada, da diocese de Maiduguru, foi sequestrado e conseguiu escapar de seus sequestradores nove dias depois.

Confira também: