28 de jan de 2026 às 15:05
As Igrejas da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) vão receber a visita de três relíquias peregrinas de são Vicente de Paulo e uma réplica em tamanho real do corpo do santo, entre os dias 3 a 8 de fevereiro.
As relíquias que serão expostas são uma de primeiro grau: um fragmento da costela do santo que estará em um relicário. E duas de segundo grau: um pedaço da túnica litúrgica usada por são Vicente e uma carta dele de maio de 1630, enviada a santa Luísa de Marillac, co-fundadora das Filhas da Caridade junto com são Vicente.
São Vicente de Paulo foi um sacerdote francês que nasceu em 24 de abril de 1581, na aldeia de Pouy, na Gasconha, região do sudoeste da França. Ele fundou a Congregação da Missão em 17 de abril de 1625 em Paris, na França, com o objetivo de evangelizar os pobres e formar sacerdotes comprometidos com a caridade e a justiça. Em 1617, fundou as Damas da Caridade, hoje Associação Internacional da Caridade (AIC) e, em 1633, junto com santa Luísa de Marillac, fundou as Filhas da Caridade, a mesma congregação de santa Catarina Labouré, vidente de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa em 1830.
Ele morreu em 27 de setembro de 1660 e foi enterrado na capela-mãe da Igreja de são Lázaro, em Paris. Em 1712, 52 anos depois de sua morte, seu corpo foi encontrado incorrupto. Foi canonizado em 16 de junho de 1737, pelo papa Clemente XII, em Roma, Itália. Em 12 de maio de 1885 foi declarado patrono de todas as obras de caridade da Igreja, pelo papa Leão XIII.
“A peregrinação das relíquias de são Vicente de Paulo faz parte das celebrações dos 400 anos da instituição da Congregação da Missão, uma das obras do santo e que reúne muitos sacerdotes, em todo o mundo”, segundo a arquidiocese de Belo Horizonte.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A arquidiocese disse que “os fiéis que participarem da programação deste tempo celebrativo poderão obter para si ou para familiares que já faleceram a indulgência plenária”, destacando que, “para isso, o fiel é convidado a buscar o sacramento da confissão, da Eucaristia, participando de uma missa, e rezar o Pai-Nosso e a Ave-Maria em intenção do papa”.
No dia 3 de fevereiro, as relíquias e a réplica de são Vicente estarão no santuário Senhor do Bonfim, em Bonfim, das 6h às 22h. No dia 4 de fevereiro, elas estarão no santuário Nossa Senhora Aparecida, bairro Novo Eldorado, em Contagem, das 7h30 às 15h, e depois seguem para a paróquia são Vicente de Paulo, no bairro Nova Suíça, onde estarão expostas às 16h. No dia 5 de fevereiro, elas estarão no santuário da Saúde e da Paz, em Belo Horizonte, das 7h30 às 15h. Depois estarão no Convivium Emaús, sede do seminário arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (SACEJ), das 15h30 às 7h do dia 6 de fevereiro.
No dia 6 de fevereiro, das 7h30 às 15h, as relíquias e a réplica do santo estarão no santuário São José, no centro de Belo Horizonte. A partir das 15h30 até o anoitecer estarão no santuário Santíssima Eucaristia – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. No dia 7 de fevereiro, das 9h às 15h, estarão na basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté.
Das 16h30 às 8h de domingo, 8 de fevereiro, estarão no santuário são Judas Tadeu, no bairro Graça. Em seguida, das 8h30 às 15h, estarão na catedral Cristo Rei e, das 16h até o anoitecer, irão para o santuário Nossa Senhora da Saúde, em Lagoa Santa.




