As relíquias peregrinas de são Vicente de Paulo vão visitar o santuário Cristo Redentor no Rio de Janeiro (RJ) no sábado, 27 de setembro, data em que a Igreja celebra a memória do santo. Às 15h, uma missa em ação de graças pelos 400 anos da Congregação da Missão será celebrada pelo provincial da Província Brasileira da Congregação da Missão (PBCM) dos vicentinos, padre Vandeir Barbosa de Oliveira.

Ao todo são três relíquias de são Vicente de Paulo, padroeiro das obras de caridade da Igreja. No centro do relicário há um fragmento de uma costela do santo, uma relíquia de primeiro grau, portanto. Duas outras são de segundo grau: um fragmento da túnica litúrgica usada por são Vicente e uma carta dele de maio de 1630, enviada a santa Luísa de Marillac, co-fundadora das Filhas da Caridade junto com são Vicente.

A peregrinação das relíquias, segundo o santuário, tem o objetivo de divulgar a espiritualidade vicentina por todas as dioceses do Brasil e também faz parte das comemorações dos 400 anos da Congregação da Missão de são Vicente de Paulo. Ela começou em abril de 2024 e continuará até março de 2028, com o objetivo de divulgar a espiritualidade vicentina por todas as dioceses do Brasil.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

São Vicente de Paulo foi um sacerdote francês que viveu entre 1581 a 1660. Ele fundou a Congregação da Missão em 17 de abril de 1625 em Paris, na França, com o objetivo de evangelizar os pobres e formar sacerdotes comprometidos com a caridade e a justiça. Em 1617, fundou as Damas da Caridade, hoje Associação Internacional da Caridade (AIC) e, em 1633, junto com santa Luísa de Marillac, fundou as Filhas da Caridade, a mesma congregação de santa Catarina Labouré, vidente de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa em 1830. Ele foi canonizado em 16 de junho de 1737, pelo papa Clemente XII, em Roma.

Além das relíquias, uma réplica em tamanho real do corpo do santo estará no santuário. A réplica foi feita por um artista mexicano a pedido dos padres da Congregação da Missão do México e presenteada à Cúria Geral em Roma como forma de agradecimento pelos 400 anos do surgimento do carisma.