20 de jun de 2025 às 14:33
Três relíquias de são Vicente de Paulo vão estar nas igrejas jubilares da diocese de Piracicaba (SP) entre os dias 23 e 30 de junho para veneração dos fiéis. Além das relíquias, também estará uma réplica em tamanho real do corpo do santo.
As relíquias são uma de primeiro grau, um osso da costela do santo, e duas de segundo grau, um fragmento da túnica litúrgica usada por são Vicente e uma carta dele de maio de 1630, enviada a santa Luísa de Marillac, co-fundadora das Filhas da Caridade junto com são Vicente.
A peregrinação das relíquias, segundo a diocese, faz parte das comemorações dos 400 anos da fundação da Congregação da Missão de São Vicente de Paulo.
O sacerdote da Congregação da Missão Província do Sul (CMPS), padre Edson Friedrichsen, custódio-portador e coordenador da peregrinação das relíquias e da réplica do corpo de são Vicente de Paulo no Brasil, tem como missão visitar as paróquias, dioceses e locais onde a família vicentina está presente ou em locais onde a congregação ainda não é conhecida. O objetivo é divulgar “o carisma vicentino e realizar um mutirão vocacional em parceria com os ramos da família vicentina, envolvendo religiosos e leigos”, disse a diocese.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
São Vicente de Paulo foi um sacerdote francês que viveu entre 1581 a 1660. Ele fundou a Congregação da Missão em 17 de abril de 1625 em Paris, na França, com o objetivo de evangelizar os pobres e formar sacerdotes comprometidos com a caridade e a justiça. Em 1617, fundou as Damas da Caridade, hoje Associação Internacional da Caridade (AIC) e, em 1633, junto com santa Luísa de Marillac, fundou as Filhas da Caridade, a mesma congregação de santa Catarina Labouré, vidente de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa em 1830. Ele foi canonizado em 16 de junho de 1737, pelo papa Clemente XII, em Roma.
Peregrinação das relíquias
As relíquias e a réplica em tamanho real do corpo de são Vicente de Paulo chegam em Capivari (SP), no dia 22 de junho, por volta das 19h; no dia 23, às 19h30, elas vão estar na missa na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Capivari; no dia 24, às 19h30, no santuário Nossa Senhora dos Prazeres, em Piracicaba; no dia 25, às 18h, no santuário Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, em Rio Claro (SP); no dia 26, às 19h, na paróquia Imaculada Conceição, em Santa Bárbara d’Oeste (SP); no dia 27, às 19h30, na paróquia Imaculada Conceição, em Águas de São Pedro; e no dia 28, às 17h, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Piracicaba. No dia 29 de junho, elas vão estar na catedral de Piracicaba, na missa das 10h30, celebrada pelo bispo de Piracicaba, dom Devair Araújo da Fonseca, e no dia seguinte, se despendem da diocese.