O papa Leão XIV nomeou o bispo comlobiano Luis Manuel Alí Herrera, secretário da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, como vigário do arcipreste da basílica de Santa Maria Maior, uma das quatro basílicas papais em Roma.

A Conferência Episcopal Colombiana (CEC) disse que essa nomeação está “conforme o artigo 4 §1 do Estatuto vigente do Capítulo Liberiano, órgão que rege a vida litúrgica, pastoral e espiritual da basílica”.

A conferência episcopal disse que a nomeação de Alí “é um reconhecimento de sua carreira pastoral e de seu compromisso com a vida da Igreja e reforça a presença de um bispo colombiano num dos lugares mais simbólicos da Igreja universal, ligando a antiga tradição da basílica aos desafios pastorais contemporâneos”.

Sobre o novo cargo, a CEC disse que o bispo “vai colaborar estreitamente com o cardeal Rolandas Makrickas, arcipreste de Santa Maria Maior desde julho de 2025, na coordenação das atividades dos cônegos e no cuidado pastoral da comunidade ligada à igreja".

“Ele também poderá atuar em nome do arcipreste em caso de ausência ou impedimento”, disse a conferência episcopal.

A CEC disse que o bispo colombiano “continuará servindo como secretário da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, cargo que ocupa desde março de 2024”.

A conferência episcopal falou sobre a importância da basílica de Santa Maria Maior como “o santuário mariano mais antigo do Ocidente”, com a venerada imagem da Salus Populi Romani e o lugar de sepultamento de vários papas, entre os quais o papa Francisco.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Quem é Luis Manuel Alí Herrera?

Luis Manuel Alí Herrera nasceu em Barranquilla, Colômbia, em 2 de maio de 1967. É formado em teologia e psicologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e foi ordenado sacerdote em 1992. Em 2015, foi nomeado bispo auxiliar de Bogotá pelo papa Francisco.

Entre 2021 e 2024, foi secretário-geral da CEC. Desde 2015, está associado à Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, primeiro como membro e, desde 2024, como secretário. Em agosto do ano passado, foi nomeado para o Dicastério para o Clero.