Uma pia batismal móvel feita artesanalmente de bronze fundido foi furtada da paróquia Nossa Senhora do Rosário no bairro Jardim Chapadão, em Campinas (SP), disse a Igreja ontem (8), em suas redes sociais. Segundo a paróquia, o objeto consagrado é “de profundo valor religioso e simbólico para a fé católica” e é avaliado em R$ 19 mil reais.

O pároco, padre José Heitor Vasconcelos de Menezes disse à Rádio Brasil Campinas que “tudo indica” que o furto tenha “acontecido entre os dias 29 e 30 de dezembro” passado, “porque no dia 28”, o colaborador da paróquia “viu essa pia no lugar onde ela estava guardada”.

“Normalmente ela fica guardada na sacristia, mas depois do último batizado, no mês de dezembro passado, no dia 21, por uma questão prática, ela foi colocada atrás do altar de Nossa Senhora do Rosário. Passaram-se os dias, vivemos as celebrações do Natal e quando fomos reorganizar a Igreja, percebemos que a pia simplesmente não estava mais ali”, relatou o sacerdote destacando que “mais do que o valor material”, o que “fere é o desrespeito ao sagrado”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“A pia batismal que foi furtada da nossa paróquia não é apenas um objeto. É ali que começa a vida cristã de tantas pessoas, onde crianças, jovens e adultos são acolhidos na fé. É algo que constitui a sacralidade e a sacramentalidade da igreja. Podemos dizer que é o útero da nossa igreja paroquial, a nossa pia batismal”, ressaltou padre José Heitor.

Segundo a paróquia, o Boletim de Ocorrência (BO) “já foi registrado e com isso, pede “com serenidade e responsabilidade, que qualquer informação que possa conduzir à sua localização seja comunicada”.

“Contamos com a colaboração da comunidade e reforçamos nosso apelo ao respeito pelos espaços sagrados e pelos sinais da fé que pertencem a todos”, disse a paróquia.