7 de jan de 2026 às 12:28
A trezena de são Sebastião, padroeiro da cidade e da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), começa hoje (7) com o tema São Sebastião, Missionário de Comunhão e Unidade e o lema “alegres na Esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração e enviados à Missão”.
“A Trezena de São Sebastião é uma oportunidade de missão popular quando a imagem peregrina percorre toda a arquidiocese”, diz o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta. “É uma oportunidade de dizer que a cidade de São Sebastião reza, caminha e tem grandes responsabilidades em um mundo mais justo, mais humano e mais fraterno”.
A trezena é o período de 13 dias que antecede a festa do padroeiro, celebrada em 20 de janeiro. A imagem de são Sebastião percorre diferentes regiões da cidade, passando por paróquias, comunidades, hospitais, instituições públicas e espaços de serviço e cuidado, em momentos de oração, celebrações e encontro com a população carioca. A Trezena vai até o dia 19 de janeiro.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo o arcebispo, esse caminho de fé recorda que a cidade do Rio de Janeiro, marcada por desafios e contrastes, é também uma cidade que reza, caminha e assume responsabilidades na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
“Que a Trezena de São Sebastião nos una enquanto Igreja e, ao mesmo tempo, nos coloque com a nossa missão nesta cidade, que, como São Sebastião, recebe as suas flechas, mas está sempre em pé, se levantando para continuar a sua caminhada”, conclui o arcebispo.




