2 de jan de 2026 às 11:04
Desde às 5h de hoje (2) os cariocas começam o ano de 2026 com a bênção dos capuchinhos ou bênção da saúde, no santuário basílica de São Sebastião, na Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). A bênção, que completa 140 anos, acontece toda primeira sexta-feira do mês, mas é mais tradicional na primeira sexta-feira do ano.
Segundo o site do santuário, a bênção dos capuchinhos “é um dos momentos mais marcantes da vida religiosa do Rio de Janeiro”, reunindo centenas de fiéis no pátio do santuário desde as primeiras horas do dia.
Durante o dia missas são celebradas de hora em hora, das 5h às 19h, e confissões das 7h às 17h. “Cada bênção é um gesto simbólico de renovação espiritual e de consagração do novo ano à proteção divina”, diz o santuário.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A tradição surgiu em 1886, com o frei Fidélis de Ávola, devoto de Nossa Senhora de Lourdes. Ele teria alcançado a cura de uma doença grave por meio de água benta. Em gratidão, decidiu construir uma gruta a Nossa Senhora de Lourdes na antiga igreja de São Sebastião, no Morro do Castelo. Ali começou a prática da bênção, principalmente nas primeiras sextas-feiras de cada mês e, com o tempo, a primeira sexta-feira do ano se tornou o grande dia dessa devoção.
Quando a igreja dos capuchinhos foi transferida para a Tijuca, a tradição seguiu junto, “preservando o mesmo espírito franciscano de simplicidade e acolhimento”, diz o santuário.
“Mais do que uma tradição centenária, a bênção é um ato de fé coletiva, que une gerações sob o mesmo gesto de confiança e devoção”, conclui.




