1 de jan de 2026 às 13:33
O Brasil ganhou hoje (1º) uma nova diocese: a diocese de Baturité, no Ceará. Criada pelo papa Leão XIV, ela terá como primeiro bispo o franciscano capuchinho dom Luís Gonzaga Pepeu, atualmente vigário-geral da arquidiocese de Olinda e Recife e arcebispo-emérito de Vitória da Conquista (BA). A diocese foi desmembrada da arquidiocese de Fortaleza e abrange 14 municípios: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Canindé, Caridade, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Ocara, Palmácia, Paramoti e Redenção.

O território de 7.072 Km² reúne 21 paróquias e uma área pastoral, que serão atendidas inicialmente por 28 sacerdotes diocesanos, 11 sacerdotes religiosos, um diácono permanente, seis seminaristas, 10 religiosos e 31 religiosas. O território inclui o Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé (CE), um dos maiores centros de peregrinação do país.
A criação da diocese de Baturité foi anunciada pela Santa Sé hoje. Trata-se da primeira diocese erigida no Estado desde 1971, quando surgiram as dioceses de Itapipoca, Quixadá e Tianguá.

Dom Pepeu, como o bispo é conhecido, nasceu em Caruaru (PE), em 18 de fevereiro de 1957. Ele foi ordenado padre em 1982. Atuou como bispo de Afogados da Ingazeira (PE) e, depois, como arcebispo de Vitória da Conquista (BA), tornando-se emérito em 2019. Doutor em Direito Canônico, tem ampla experiência em tribunais e organismos eclesiais da Igreja no Brasil e em Roma. Seu lema episcopal é Ne timeas tecum ego sum — “Não temas, estou contigo” (Jr 1,8).
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Recebo dom Pepeu com o coração aberto, certo de que sua experiência, sua sensibilidade pastoral e seu amor pela Igreja serão um grande dom para todo esse povo tão querido”, disse o arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB.
Segundo o site da arquidiocese de Fortaleza, o processo que levou à criação da nova diocese foi conduzido ao longo dos últimos anos por dom Gregório. “Tenho grande carinho por esta região, mas vi claramente a necessidade de criar uma nova diocese para favorecer uma evangelização ainda mais próxima e eficaz”.
Em sua primeira mensagem à nova diocese, dom Pepeu disse que acolhe “esta missão com disponibilidade, alegria e confiança na ação do Espírito Santo e pediu orações “para que eu possa ser um pastor segundo o Coração de Jesus, Bom Pastor”.
A arquidiocese de Fortaleza apresenta grande diversidade territorial, incluindo áreas urbanas, serranas, sertanejas e litorâneas. Com o desmembramento passa a contar com 17 municípios, 8.099 km² de extensão e população de 3.823.570 habitantes, distribuídos em 124 paróquias e quatro áreas pastorais, atendidas por 280 sacerdotes diocesanos, 176 sacerdotes religiosos, 63 diáconos permanentes, sete diáconos transitórios, 91 seminaristas, 228 religiosos e 494 religiosas.
A diocese de Baturité abrangerá uma população estimada em 298.221 habitantes, dos quais cerca de 239.533 são católicos.
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Palma, em Baturité, foi escolhida como catedral da nova diocese.




