5 de jan de 2026 às 09:27
Uma acusação formal apresentada pelos EUA contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusa o político de governar de modo corrupto, facilitando o tráfico de drogas e conspiração, entre outros crimes.
Maduro foi capturado por forças armadas americanas no último sábado (3), em Caracas.
Em acusação tornada pública no último sábado, o governo dos EUA disse que Maduro — que está no poder na Venezuela há mais de uma década — "manchou todos os cargos públicos que ocupou" com corrupção e tráfico de drogas.
Maduro “permite que a corrupção alimentada pela cocaína floresça para seu próprio benefício, para o benefício de membros de seu regime governante e para o benefício de seus familiares”, diz a acusação.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O documento diz que Maduro usou um “governo corrupto e ilegítimo” para facilitar o tráfico de drogas, ajudando “narcoterroristas violentos” a transportar narcóticos tanto na Venezuela quanto para os EUA.
A acusação imputa a Maduro múltiplas violações da lei antidrogas dos EUA, como "conspiração para narcoterrorismo" e "importação de cocaína", além de acusações relacionadas a armas.
O documento foi protocolado no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Sul de Nova York. Mais cedo naquele dia, a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, disse na rede social X que Maduro "em breve enfrentaria toda a fúria da justiça americana em solo americano, em tribunais americanos".




