A arquidiocese de Salvador (BA) informou ontem (30) que, pela terceira vez, golpistas estão usando a imagem do arcebispo de Salvador, cardeal Sergio da Rocha, em um vídeo falso feito por meio de Inteligência Artificial (IA), para pedir ajuda financeira para o tratamento de uma criança. O vídeo está circulando nas redes sociais desde 15 de novembro, mas também em aplicativos de mensagens. Ele é semelhante aos dois últimos casos ocorridos em maio.

Segundo a arquidiocese, o novo vídeo, como os anteriores, “não foi gravado nem autorizado por dom Sergio da Rocha ou por qualquer organismo oficial da arquidiocese”.

“Reiteramos que essa iniciativa é fraudulenta e orientamos com veemência que nenhuma doação seja realizada para a conta mencionada no conteúdo divulgado”, disse a arquidiocese. Em nota, a arquidiocese pede que “os fiéis e toda a sociedade para que não compartilhem os vídeos falsos e não respondam a esse tipo de apelo enganoso”.

O atual vídeo também mostra o cardeal com a casula roxa e imagens de uma criança doente em uma cama de hospital. O suposto cardeal pede para a pessoa que assiste o vídeo fechar “os olhos por um instante” e imaginar que ela está “diante de Deus e Ele” dá “só uma chance” para a pessoa “pedir algo, uma coisa só”.

“Você ia pedir por você, por alguém que ama, pela cura de alguém?!”, pergunta o arcebispo produzido por IA. “Agora imagina se hoje você puder ser a resposta do pedido de outra pessoa. O nome dele é João, tem só seis anos e nos últimos meses a vida dele virou um campo de batalha dentro de um hospital”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O vídeo falso do cardeal ainda diz que “o medicamento principal” da criança doente “acabou e o hospital não cobre a nova fase” e também a família “não tem mais de onde tirar” o dinheiro para o tratamento e “por isso criaram essa campanha para tentar continuar, para não deixar o tratamento parar logo agora que ele mais precisa” e pede para que a pessoa clique em um botão abaixo do vídeo e ajude financeiramente com qualquer valor.  

A arquidiocese reforçou em seu comunicado que todas as ações oficiais da arquidiocese, incluindo campanhas solidárias e pedidos de contribuição, são divulgadas exclusivamente por meio do site oficial www.arquidiocesesalvador.org.br e pelas redes sociais institucionais da arquidiocese.

A nota ainda pede que “todos que, diante de qualquer dúvida, consultem sempre os canais oficiais e comuniquem imediatamente à assessoria de comunicação da arquidiocese quaisquer situações suspeitas, enviando e-mail para: contato@arquidiocesesalvador.org.br”.