O papa Leão XIV hoje (28) à comunidade as Irmãzinhas dos Pobres em Istambul, Turquia, que a caridade cristã começa não com o fazer, mas com o ser, ou seja, vivendo uma verdadeira comunhão com aqueles a quem se serve.

“O segredo da caridade cristã: antes de ser para os outros, ser com os outros, numa partilha baseada na fraternidade”, disse ele no encontro de hoje, o segundo dia de sua viagem apostólica à Turquia, onde está comemorando o 1700º aniversário do Primeiro Concílio de Niceia.

A visita papal a uma instituição de caridade tornou-se um costume em viagens internacionais, e o papa Leão XIV escolheu passar um tempo com os idosos.

Fundadas na França em 1839 por santa Joana Jugan, as Irmãzinhas dos Pobres servem idosos necessitados em todo o mundo, inclusive na Turquia, onde acolhem residentes de diferentes origens religiosas. O papa foi recebido na residência pela madre superiora, pela ex-superiora e pela líder provincial, antes de seguir para a capela para encontrar-se com os residentes, funcionários e benfeitores.

“O Senhor vos chamou não só para assistir ou ajudar os pobres, mas também para serdes suas irmãs”, disse Leão XIV. “Deveis ser como Jesus, a quem o Pai nos enviou não só para nos ajudar e servir, mas também para ser nosso irmão”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Aos moradores, o papa disse que a palavra “idoso” corre o risco de perder seu significado em culturas movidas pela eficiência e pelo materialismo. Tais atitudes, disse ele, levam as sociedades a esquecer a dignidade e o valor das pessoas idosas. As Escrituras e a tradição, por outro lado, apresentam os idosos como portadores de memória e sabedoria.

“Como o papa Francisco gostava de repetir: os idosos são a sabedoria de um povo, um tesouro para seus netos, famílias e para a sociedade como um todo”, disse Leão XIV.

O papa Leão XIV concluiu agradecendo à comunidade pelo seu testemunho paciente e de oração e rezou para que o Senhor fortaleça todos os que vivem e servem na casa.