19 de nov de 2025 às 16:12
Quase 1,2 mil pessoas da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Fortaleza (CE), receberam o sacramento da crisma no sábado (15) em duas celebrações que aconteceram no Centro de Eventos do Ceará, por causa do grande número de participantes.
“A missão essencial do sacerdote é conduzir o povo de Deus ao encontro com Cristo e à busca pela salvação eterna”, disse o pároco, padre Helano Samy, à ACI Digital. “Esse é o coração da vida pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Glória, que entende cada sacramento como oportunidade de evangelização e renovação da fé”.
Nos dias que antecederam a celebração, a paróquia promoveu uma semana penitencial, com cerca de oito padres disponíveis diariamente para ouvir confissões e orientar os fiéis para o sacramento.
Para o padre Helano, a grande celebração da crisma “marcou profundamente a comunidade, não apenas pela beleza litúrgica, mas também pelo testemunho de fé e de conversão de pessoas oriundas de outras tradições religiosas, que escolheram abraçar a Igreja Católica”.
A primeira celebração foi às 15h e reuniu 589 jovens e adultos numa missa celebrada pelo padre João Batista, vigário episcopal da Região Nossa Senhora da Conceição. A segunda missa foi celebrada pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, com 608 crismandos.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo o pároco, 140 catequistas se dedicaram à preparação dos crismandos, oferecendo “uma catequese fundamentada no conteúdo bíblico, com encontros orantes, momentos de celebração e vivências fraternas para estimular o compromisso com a fé e o testemunho cristão”.
“Nosso objetivo é mostrar a importância e a responsabilidade de ser católico”, disse ele. “Com a graça divina, os fiéis têm sido atraídos por Deus, buscando beber da Palavra e encontrar um sentido maior para a vida”.
A celebração da crisma para 1200 pessoas envolveu uma megaestrutura: oito coordenadores da Crisma, 140 catequistas, 90 ministros da Sagrada Comunhão, 60 acólitos, 20 cerimoniários, 60 agentes da coleta,12 integrantes do ministério de música, dez agentes da Pascom, 20 agentes da equipe de confissões, 16 integrantes do Grupo de Oração Padre Pio, além de funcionários e voluntários de diversos serviços.
Segundo o pároco, “graças a esse esforço conjunto, a celebração transcorreu com organização, acolhimento e profunda espiritualidade, marcando a vida de cada participante”.



