27 de out de 2025 às 09:42
O cardeal Raymond Burke celebrou uma missa tradicional em latim para uma multidão de peregrinos na basílica de São Pedro, no Vaticano, no último sábado (25). É a primeira vez desde 2022, quando o papa Francisco restringiu severamente o uso da liturgia anterior à reforma do Concílio Vaticano II, que a missa tridentina é celebrada na basílica.
Burke celebrou a missa pontifical solene, missa solene em latim celebrada por um bispo, no Altar da Cátedra da basílica, no segundo dia da peregrinação Summorum Pontificum, de 24 a 26 de outubro.

A missa foi precedida por uma procissão de 800 metros da basílica dos Santos Celso e Juliano até a basílica de São Pedro.
A peregrinação Summorum Pontificum, em seu 14º ano, leva pessoas “ad Petri Sedem” (“à Sé de Pedro”) para dar “testemunho do apego que une numerosos fiéis em todo o mundo à liturgia tradicional”, segundo o site da peregrinação.

A peregrinação começou na noite de 24 de outubro com as vésperas na basílica de São Lourenço em Lucina, em Roma, celebradas pelo arcebispo de Bolonha, Itália, cardeal Matteo Zuppi, presidente da Conferência Episcopal Italiana. Uma solene missa de encerramento de Cristo Rei foi celebrada ontem (26) na igreja da Santíssima Trindade dos Pellegrini, no último dia da peregrinação.
Em 2023 e 2024, a peregrinação não foi autorizada a celebrar a missa em latim no Altar da Cátedra da basílica, segundo o organizador Christian Marquant.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Burke — defensor da missa tradicional em latim e um dos críticos mais proeminentes na hierarquia do papa Francisco, sob o qual ele caiu visivelmente em desgraça — encontrou-se com o papa Leão XIV numa audiência privada em 22 de agosto.

Leão XIV enviou uma carta de felicitações pelo 50º aniversário do ministério sacerdotal de Burke em julho.

Rorate Caeli, um site de destaque para devotos da missa tradicional em latim, chamou a celebração de uma missa pontifical solene na basílica de São Pedro novamente de um "sinal importante" de maior tolerância à liturgia tradicional. O papa Francisco restringiu severamente o uso da missa em latim em 2021 com o motu proprio Traditionis custodes.




