O bispo do Brooklyn, Nova York, EUA, dom Robert Brennan, está mudando o local onde a missa tradicional em latim será rezada na diocese e quem vai celebrá-la, já que a diocese passa por uma escassez de clérigos devido a várias mortes de padres.

 

“O bispo Brennan quer muito atender às necessidades das pessoas e desenvolveu uma abordagem que será mais sustentável”, disse o porta-voz da diocese, John Quaglione, à CNA, agência em inglês da EWTN.

 

No fim do mês passado, participantes da missa tradicional em latim na igreja de Santa Cecília, no Brooklyn, foram informados de que a missa não seria mais celebrada na igreja depois de 12 de outubro, mas continuaria sendo celebrada a cerca de 8 km de distância, na igreja Nossa Senhora Rainha da Paz, na seção Carroll Gardens, no Brooklyn, e na igreja de St. Josaphat, na área de Bayside, no Queens.

 

Quaglione disse à CNA que a frequência semanal à missa em Santa Cecília era em média de 25 a 35 pessoas e estava sendo atendida por um rodízio de padres que não pode mais continuar devido ao declínio do número de padres na diocese.

 

Para lidar com a escassez de padres, Brennan está empregando um "modelo de local". O local oficial no Brooklyn será Nossa Senhora Rainha da Paz, que celebra a missa tradicional em latim há cerca de 25 anos, e o local oficial no Queens será em St. Josaphat, que também celebra a missa tradicional em latim há anos e que agora será administrado pelo Instituto Cristo Rei Soberano Sacerdote.

 

 

Padres ainda vão se revezar para celebrar a missa em latim no Brooklyn.

 

Quaglione disse à CNA que, com as recentes mortes de vários padres na diocese do Brooklyn, onde padres já ministram em duas ou três paróquias cada e, como resultado, as missas tiveram que ser cortadas, "o bispo está tomando a iniciativa e vendo o que está por vir”.

 

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Ele quer fornecer a missa tradicional em latim para o povo", disse Quaglione.

 

“Ao cortar a missa no local de Santa Cecília, estamos na verdade melhorando nossa capacidade de fornecer a missa tradicional em latim com esse modelo, que aborda as preocupações com a equipe e dá a garantia da continuação da missa”, disse ele.

 

A frequência média semanal à missa na igreja de St. Josaphat é de cerca de 240 pessoas, e na igreja de Nossa Senhora Rainha da Paz, a média é de cerca de 65 participantes, segundo Quaglione.

Mais em

 

Nem o cronograma oficial revisado das missas nem a data exata da tomada de posse da igreja de St. Josaphat pelo Instituto Cristo Rei foram finalizados, segundo a diocese do Brooklyn.

 

Os padres do Instituto Cristo Rei vão estabelecer um oratório na igreja de St. Josaphat, o que outras ordens da diocese já fizeram, segundo o secretário de imprensa.

 

Segundo seu site, o Instituto Cristo Rei Sumo Sacerdote “celebra a liturgia romana clássica, a missa em latim, em seu modo tradicional, conforme livros litúrgicos promulgados em 1962 pelo papa são João XXIII”.

 

Em seu pontificado, o papa são João Paulo II exortou os bispos a serem generosos em permitir seu uso. Foi com sua bênção que o instituto começou a celebrar a missa tradicional.

 

O instituto, com sede em Chicago, EUA, não respondeu a um pedido de comentário.