O religioso espiritano Pedro Fernandes foi nomeado hoje (7) bispo da diocese de Portalegre-Castelo Branco, em Portugal. Ele vai suceder na função dom Antonino Dias, que teve seu pedido de renúncia por idade aceito pelo papa Leão XIV.

“Contem comigo na missão que somos, anunciando Cristo e a alegria do seu Evangelho, sustentando-nos e amparando-nos nos percalços do caminho, no serviço a todos e, especialmente, aos mais pobres, na solicitude de acolher e integrar a todos, todos, todos”, disse o bispo eleito em mensagem à diocese de Portalegre-Castelo Branco.

“Ainda não conheço a realidade da Diocese e também a Diocese não me conhece a mim. E, no entanto, no coração de Deus sempre nos conhecemos e irmanámos. Caminharemos juntos nesta oportunidade única de abertura ao novo, alicerçados em Jesus Cristo, na nossa fé no seu amor”, disse o religioso, que será ordenado bispo em 16 de novembro. Até lá, dom Antonino fica como administrado apostólico.

Pedro Alexandre Simões Gouveia Fernandes nasceu em 22 de junho de 1969, em Lisboa. Frequentou o primeiro ano de Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Em 1988, ingressou na comunidade de estudantes espiritanos do Restelo, em Lisboa, onde continuou seus estudos enquanto fazia trabalho pastoral no ambiente de imigração.

Em 1991, ingressou no noviciado espiritano em Silva, Barcelos, e fez os primeiros votos em 8 de setembro de 1992. No ano seguinte, retornou para Lisboa e concluiu a Teologia com uma tese sobre o diálogo católico-anglicano.

Foi membro da Comunidade Espiritana de Clamart, na França, de 1993 a 1995, onde fez licenciatura em Teologia Moral no Institute Catholique de Paris.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Em 8 de setembro de 1995, fez os votos perpétuos e, um mês depois, foi ordenado diácono em Lisboa. Em seguida, fez seu estágio missionário na Guiné-Bissau, até outubro de 1996.

Foi ordenado padre em 21 de julho de 1996, em Lisboa, e integrou o primeiro grupo de espiritanos enviados em missão para Moçambique.

De 2009 a 2010, viveu em Roma, onde obteve um diploma no Centro Interdisciplinar para a Formação de Formadores para o Sacerdócio (C.I.F.S.), na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Depois, retornou para Portugal e, até 2018, foi superior da comunidade espiritana do Porto; diretor de formação na casa de formação espiritana do Pinheiro Manso, no Porto, um centro internacional de formação de jovens espiritanos de vários países; e professor de Teologia da Missão no 6º ano do Seminário Diocesano do Porto.

Também foi conselheiro provincial de 2010 a 2012 e, de 2012 a 2018, primeiro assistente da província portuguesa da Congregação do Espírito Santo e acompanhante e animador de grupos juvenis. De 2018 a 2024, foi superior provincial da província portuguesa dos espiritanos e vice-presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.

Atualmente, é presidente do conselho administrativo da instituição de apoio social Ânima Una.