3 de out de 2025 às 15:19
O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) de Portugal plantou hoje (3) uma árvore no Borgo Laudato si’, em Castel Gandolfo, Itália. Segundo a entidade, a iniciativa dá continuidade a um compromisso assumido na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.
“O compromisso ecológico assumido na JMJ Lisboa 2023 ganhou, esta sexta-feira, nova expressão internacional com a plantação de um sobreiro no Borgo Laudato Si’”, disse o DNPJ. “O gesto, realizado em nome dos jovens portugueses que participaram no Jubileu dos Jovens, em Roma, simboliza a continuidade do caminho iniciado em Lisboa”.
O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil é um órgão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) para “fomentar, a nível nacional, o encontro das diversas instituições eclesiais de pastoral da juventude, assegurando entre elas a melhor articulação e coordenação; estudar formas adequadas de evangelizar e educar os jovens na fé; proporcionar itinerários de formação para os jovens e seus educadores; apoiar e colaborar com os serviços diocesanos e com os diferentes movimentos; promover a unidade entre eles, através de iniciativas comuns às dioceses e movimentos apostólicos juvenis; responder, no âmbito da pastoral juvenil, às solicitações de participação e representatividade nacional e internacional”, diz seu site.
A plantação da árvore aconteceu o contexto da conferência Espalhando Esperança (Raising Hope), em Castel Gandolfo, que aconteceu entre quarta-feira (1) e hoje.
Segundo o DNPJ, a iniciativa “dá continuidade ao gesto iniciado na JMJ Lisboa 2023, quando jovens de todo o mundo plantaram mais de 18.500 árvores”, e se insere no projeto GIVE BACK – Ecologia Integral, do próprio departamento, “no âmbito do percurso do Jubileu 2025, que prevê a plantação de 25.025 árvores em Portugal para compensar a pegada ecológica das viagens dos 11.527 jovens portugueses que participaram no Jubileu”.
A delegação portuguesa foi recebida no Borgo Laudato si’ pelo subsecretário do dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Fabio Baggio, diretor-geral do Centro de Alta Formação Laudato si’.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Estiveram presentes a embaixadora de Portugal junto à Santa Sé, Maria Amélia Maia de Paiva, o conselheiro e encarregado da seção consular da embaixada de Portugal da Itália, João Camilo Costa, e a presidente da Fundação João Paulo II para a Juventude do dicastério para Leigos, Família e vida, Daniele Bruno.
A responsável pela área da sustentabilidade na JMJ Lisboa 2023 e conselheira da Fundação João Paulo II para a Juventude, Carmo Diniz, destacou a continuidade do compromisso ecológico assumido.
“Na JMJ 2023 quisemos promover uma plantação mundial que permanecesse no tempo e, com o apoio da Fondazione Giovanni Paolo II, do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, tornámos possível a plantação deste sobreiro”, disse. Para ele, “este gesto mostra a unidade da Igreja em Portugal no cuidado da casa comum, devolvendo à natureza parte do tanto que nos dá”.
Participaram da plantação os jovens Jacinta Vieira e Tomás Viveiros, da paróquia da Apresentação, diocese do Funchal. Para Jacinta, “fazer parte deste momento foi muito significativo”.
“Estamos aqui em representação dos jovens portugueses, por uma causa maior — movidos não só pela nossa fé, mas também pelo planeta e a sua conservação. É a tomada de consciência de que temos de cuidar do que é nosso e do que queremos deixar aos outros”, disse.




