O Parlamento da Itália deu um passo importante esta semana para tornar a festa de são Francisco de Assis, em 4 de outubro, um feriado nacional.

A Câmara dos Deputados, a câmara baixa do parlamento italiano, votou ontem (23) pela aprovação do projeto de lei, com 247 votos a favor e dois contra. Oito pessoas se abstiveram.

A expectativa é de que o projeto de lei seja aprovado, mas ele primeiro precisa ser votado na outra casa do parlamento italiano, o Senado. Ainda não há data definida para a votação no Senado da República Italiana sobre a iniciativa bipartidária apresentada pelo partido de centro-direita Noi Moderati (Nós, os Moderados).

São Francisco é o santo padroeiro da Itália, e sua festa foi celebrada como feriado nacional pelo país até 1977. O ano que vem será um ano significativo de celebração, pois marcará o 800º aniversário da morte de são Francisco em 1226.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Lorenzo Fontana, presidente da Câmara dos Deputados, disse: “Estou muito feliz que a câmara tenha dado sinal verde inicial para essa proposta: redescobrir são Francisco também significa reviver sua mensagem de paz, que é mais atual do que nunca.

Atualmente, a Itália tem 12 feriados nacionais de trabalho no calendário, dos quais oito são baseados exclusivamente em dias de festas religiosas, como: Epifania em 6 de janeiro, Segunda-feira de Páscoa, Assunção de Nossa Senhora em 15 de agosto, Dia de Todos os Santos em 1º de novembro, Imaculada Conceição de Nossa Senhora em 8 de dezembro, Dia de Natal em 25 de dezembro e a festa de santo Estêvão Mártir em 26 de dezembro.

O oitavo feriado religioso varia de cidade para cidade, pois é a festa do padroeiro do lugar. A solenidade de são Pedro e são Paulo, em 29 de junho, é feriado em Roma, pois eles são os santos padroeiros da cidade.

Os outros quatro feriados nacionais são 1º de janeiro, Dia de Ano Novo (também a solenidade de Nossa Senhora, Mãe de Deus); 25 de abril, a celebração da libertação da Itália do nazifascismo em 1945; 1º de maio, Dia do Trabalho (também a festa de são José Operário); e 2 de junho, feriado que marca o nascimento da república italiana em 1946.