A Semana Santa é o momento mais importante de todo o calendário litúrgico da Igreja Católica. Muitos países declaram feriados para os fiéis participarem de suas atividades, mas nem todas as nações americanas a comemoram oficialmente.

A seguir, alguns dos locais onde não é feriado na Semana Santa.

México

O México não celebra oficialmente a Semana Santa. A Constituição dos Estados Unidos Mexicanos define o país como laico e não adota nenhuma religião em particular, mas defende o "princípio histórico da separação do Estado e das igrejas". Os fiéis podem assistir às missas da Semana Santa, mas não há feriados religiosos.

EUA

Segundo o calendário oficial de feriados dos EUA, o país não reconhece nenhuma data da Páscoa como feriado. Pode haver exceções em cada estado, mas no nível federal não é feriado.

Uruguai

Este país sul-americano também não comemora a Semana Santa. Sua Constituição diz em seu artigo 5º que “o Estado não apoia nenhuma religião”. No entanto, a Semana Santa é chamada de Semana do Turismo, por isso a Quinta-feira e a Sexta-feira Santa são feriados de trabalho.

Cuba

A ilha sob o regime comunista também não reconhece a Páscoa, mas um avanço é que o governo declarou a sexta-feira, 7 de abril, como dia de recesso de trabalho. Isso está de acordo com a Lei 116 do Código do Trabalho, que em seu artigo 100 estabelece “a Sexta-feira Santa de cada ano como dia de recesso de trabalho”.

No continente asiático há o Japão com crentes do xintoísmo e do budismo, e a China com um grande número de budistas.

A Igreja Católica está presente em quase todos os países do mundo e, embora nem todas as nações declarem a Semana Santa como feriado, a Igreja católica sempre a celebra.

Confira também: