17 de set de 2025 às 14:27
Quatro religiosas das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus (MCST) e o motorista que as acompanhava morreram em um acidente de carro ocorrido na segunda-feira (15), nas proximidades da cidade de Mwanza, na Tanzânia.
São elas: Irmã Lilian Gladson Kapongo, 55 anos, natural da Tanzânia, superiora-geral, que por vários anos esteve em Santa Marinella, em Roma, a casa-mãe da congregação; irmã Maria Nerina de Simone, 63 anos, conselheira e secretária-geral; irmã Damaris Matheka, 51 anos, conselheira da província religiosa da África Oriental; e irmã Stellamaris Muthini, 48 anos, ambas quenianas.
O motorista do carro também morreu e a irmã Paulina Crisante Mipata sobreviveu e foi levada às pressas para o Hospital Bugando, onde está em estado grave.
Em um comunicado divulgado ontem (16) e publicado pela ACI África, agência da EWTN no continente africano, o arcebispo de Mwanza, Renatus Leonard Nkwande, confirmou a morte das quatro freiras "que serviam na Escola Secundária Feminina de Bukumbi, juntamente com seu motorista".
Em sua mensagem, o bispo Nkwande, em nome de toda a diocese de Kahama, manifestou a sua "profunda tristeza" pela tragédia.
"Às 23h, recebemos a notícia da morte de nossas queridas quatro irmãs e seu motorista. Elas se envolveram em um acidente ao colidir com um caminhão em Mwanza, enquanto se dirigiam ao aeroporto para sua viagem a Dar es Salaam naquela noite", disse ele.
"Elas começaram sua viagem de Kahama para Mwanza, parando na casa do bispo para se despedir”, diz o comunicado. “Esta noite, enquanto viajavam de sua comunidade em Bukumbi-Mwanza para o aeroporto, sofreram um acidente e perderam a vida".
O arcebispo pediu orações pela freira que luta pela vida no hospital, bem como por toda a congregação e pelas famílias enlutadas.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
"Neste momento de luto e dor, rezemos e consolemos a comunidade de irmãs desta congregação em Ngaya”, disse. “Esta é realmente uma perda muito grande para elas e para todos nós".
Província no Brasil publica nota de pesar
A congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus está presente em 11 cidades no Brasil. A província da congregação manifestou em suas redes sociais o pesar pelo acidente e disse que “com o coração entristecido, mas cheio de esperança, confiamos nossas irmãs à infinita bondade e misericórdia de Deus, certos de que hoje participam da glória eterna, após o fiel cumprimento de sua missão terrena”.
“Permaneçamos todas unidas neste momento de dor, mas também de fé, como uma só família carmelita missionária”, continua a nota. “Que o testemunho de nossas irmãs continue a iluminar o caminho de nossa missão: ‘Missionárias até a consumação dos séculos’”.
O pesar da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)
“Essas irmãs, que entregaram a vida à causa do Evangelho, partiram ao encontro do Senhor no coração da missão, testemunhando até o fim a radicalidade de sua congregação”, diz a nota publicada pela presidente da CRB, irmã Maria do Disterro Rocha Santos. “Sua dedicação generosa à Igreja, aos mais pobres e à vida religiosa missionária é um legado que permanecerá vivo e fecundo”.
A CRB diz rezar para que o “Espírito Santo console a Congregação e fortaleça sua vocação de ser sinal de esperança em meio à dor”, também ofereceu orações pela recuperação da saúde da irmã Paulina.




