5 de set de 2025 às 13:01
O rei Carlos III da Inglaterra estava "muito engajado, muito interessado" e "extremamente gentil" quando, na última quarta-feira (3), visitou o oratório de São Filipe Neri em Birmingham, tornando-se o primeiro monarca inglês a visitar a comunidade sacerdotal que são João Henrique Newman estabeleceu lá em 1848.
O reitor do oratório de Birmingham, o padre oratoriano Ignatius Harrison, disse que foi uma visita muito breve, mas alegre, que foi por "iniciativa de sua majestade". Em seu primeiro compromisso depois das férias de verão, o rei Carlos III também estava visitando a segunda maior cidade da Inglaterra para inaugurar um novo hospital.
Depois de dar as boas-vindas ao rei e apresentá-lo à comunidade religiosa, o padre Harrison e o arcebispo de Birmingham, dom Bernard Longley, o acompanharam num passeio pelos edifícios sacros, que são uma igreja, um santuário contendo relíquias de são João Henrique Newman, a sacristia onde estão suas vestes e a biblioteca e escritório do santo inglês.
Ex-clérigo anglicano, são João Henrique Newman foi um teólogo, acadêmico e escritor que foi recebido na Igreja em 1845 e elevado a cardeal em 1879. Reconhecido por seu grande intelecto e, antes de sua conversão, por ser uma figura central no movimento de Oxford, que tentou catolicizar a Igreja da Inglaterra, Newman foi canonizado em Roma em 2019, com a presença do então príncipe Carlos.
Em julho, a Santa Sé anunciou que o papa Leão XIV vai proclamar são João Henrique Newman o 38º doutor da Igreja.
Guiado por Daniel Joyce, curador do Museu Newman, o rei Carlos III viu vários artefatos de valor inestimável, como a Bíblia Poliglota de 1657 com sua dedicatória ao rei Carlos II, assim como o próprio quarto de Newman, intocado desde a morte do santo em 1890, com alguns de seus livros, rosários, roupas e outros pertences pessoais.
“Acho que provavelmente o mais interessante para ele foi o escritório e a capela particulares de Newman”, disse o padre Harrison ao jornal National Catholic Register, da EWTN. “O rei observou aquilo com grande interesse e fez uma série de perguntas”.
Também lhe mostraram a partitura original manuscrita do Sonho de Gerôncio, poema de são João Henrique Newman sobre a alma de um moribundo em sua jornada para o julgamento diante de Deus e para o purgatório, e a viola de Newman, que data de 1800.
O padre Harrison disse que a visita do rei foi "realmente um dia memorável" para a comunidade oratoriana de Birmingham. Segundo ele, o monarca parecia "genuinamente interessado e queria saber mais" sobre são Newman e a comunidade local.
Visita adiada
O padre Harrison disse que o rei nunca desistiu do desejo de visitar o oratório desde que mencionou sua intenção ao padre Harrison na canonização de são Newman em Roma. Mas a visita teve que ser adiada por cinco anos, pois o telhado do local estava passando por reformas substanciais e alguns dos livros haviam sido guardados. Nesse ínterim, Carlos foi coroado rei, assumindo o título de chefe supremo da Igreja da Inglaterra.
A visita sofreu outro revés quando teve que ser adiada em julho devido à saúde do rei, que luta contra um câncer. "Ficamos terrivelmente decepcionados", disse o padre Harrison, ao ressaltar que, para seu "grande prazer", foram informados de que o rei desejava remarcar a visita para coincidir com a inauguração do hospital.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Ele tem sido, se me permite dizer assim, bastante consistente em seu desejo de vir”, disse o padre Harrison. “Fiquei realmente encantado, porque acho que isso demonstra um interesse real e pessoal da parte de sua majestade por ele ter se dedicado ao assunto”.
Na visita, o rei, elegantemente trajado com um terno cinza e uma gravata vermelha estampada, descerrou uma pequena placa que os padres oratorianos haviam preparado para marcar a ocasião. Eles também o presentearam com uma fotografia original de são Newman, tirada na década de 1860.
O padre Harrison disse que, em relação ao o que interessava ao rei em Newman em particular, estaria principalmente o fato de que ele era um santo inglês e que suas virtudes eram perceptíveis tanto como anglicano quanto como católico. Ele também se interessou pela influência efetiva que são Newman demonstrou tanto como anglicano quanto como católico.
“Consideramos sua vida como uma vida inteira de santidade”, disse o padre Harrison. “Ele se tornou católico, é claro, em 1845, mas, por exemplo, seu cuidado com os pobres e os desempregados foi uma característica notável de seu ministério anglicano e também de seu ministério católico aqui em Birmingham”.
“Não se fala muito sobre isso porque todos se concentram em seus brilhantes escritos acadêmicos, mas ele se esforçou muito quando era padre católico em Birmingham para ajudar os desempregados a encontrar trabalho e também era muito generoso em esmolas”.
O padre Harrison disse que, ocasionalmente, são Newman dava uma pequena caixa a uma pessoa merecedora, contendo uma nota de cinco libras, o que era uma quantia significativa naquela época. "Um de seus propósitos não era só aliviar a angústia do momento, mas ajudar a pessoa a pagar suas dívidas e retomar seus negócios", disse o padre Harrison. "Eu disse isso ao rei e, claro, ele se mostrou muito interessado".
O sacerdote disse que o rei Carlos III estava interessado em que são Newman fosse nomeado doutor da Igreja e perguntou se haveria uma "dimensão ecumênica" nisso. "Ele parecia muito interessado nesse tipo de coisa”, disse o padre. “Ele disse que havia conhecido o papa Francisco e que esperava que não demorasse muito para conhecer o papa Leão XIV".
Quanto ao Oratório de Birmingham hoje, o monarca demonstrou interesse pelo grande número de fiéis que ali assistem às liturgias e pela diversidade de suas origens, assim como pelo fato de a maioria deles ser atraída pela missa tradicional em latim. "Cerca de mil pessoas vêm à missa aqui no fim de semana", disse o padre Harrison. "A missa mais frequentada é a missa tradicional em latim, e o mais interessante é que é a missa mais diversa, em termos étnicos, em todo o fim de semana".
Ele disse que muitos dos fiéis são asiáticos e africanos, e que um número significativo deles são estudantes das três universidades de Birmingham. Carlos estava interessado nisso, disse o padre, e no fato de que um número crescente de fiéis chineses, particularmente de Hong Kong, estão participando da missa da Trindade no oratório. "É um prazer para mim e para os padres poder dizer que temos uma congregação muito diversificada, realmente diversificada, e muitos deles vêm para a missa tradicional em latim", disse o padre Harrison.
Catolicidade de Newman
O então príncipe de Gales elogiou Newman por sua catolicidade, ao escrever em L'Osservatore Romano , jornal semioficial da Santa Sé, sobre a canonização de Newman.
“Sua fé era verdadeiramente católica, pois abrangia todos os aspectos da vida”, escreveu Carlos. “Quaisquer que sejam as nossas crenças e qual seja a nossa tradição, só podemos ser gratos a Newman pelos dons, enraizados em sua fé católica, que ele dividiu com a sociedade em geral”.







