O arcebispo de Westminster, cardeal Vincent Nichols, presidente da Conferência dos Bispos Católicos da Inglaterra e País de Gales, disse estar "encantado e emocionado" com o fato de o papa Leão XIV ter anunciado que vai declarar são João Henry Newman doutor da Igreja.

Unindo-se a Nichols numa declaração da CBCEW, sigla em inglês da conferência episcopal, depois do anúncio de hoje (31) feito pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o arcebispo de Birmingham, Bernard Longley, disse que "é notável que seus escritos, primeiro como anglicano e depois como católico romano, mas considerados como um corpo inteiro de trabalho escrito, o levaram a ser declarado doutor da Igreja".

"Esse reconhecimento de que os escritos de são João Henry Newman são uma verdadeira expressão da fé da Igreja é de grande encorajamento para todos os que apreciam não só seu grande aprendizado, mas também sua santidade heroica em seguir o chamado de Deus em sua jornada de fé", disse Nichols.

Longley, que é vice-presidente da CBCEW, disse ser "imensamente grato ao papa Leão por declarar são John Henry Newman doutor da Igreja". Newman é "o terceiro inglês a receber esse título", depois de são Beda, o Venerável e santo Anselmo de Cantuária, disse Longley.

Nichols diz que o pedido para reconhecer são Newman doutor da Igreja estava diante da Santa Sé "há algum tempo" e tem sido amplamente apoiado em todo o mundo, especialmente por membros da CBCEW na Inglaterra.

 

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

"Esse momento traz de volta memórias vívidas da visita papal em 2010 do papa Bento XVI a esses países, quando declarou a beatificação de João Henrique Newman", diz também Nichols. "Esse momento agora atinge seu cumprimento e dá grande alegria a todos os que se esforçam para seguir a Cristo hoje".

A Sala de Imprensa da Santa Sé disse que a decisão foi tomada numa reunião hoje (31) entre Leão XIV e o prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Sameraro.

O padre oratoriano Ignatius Harrison, co-autor da causa de canonização de Newman, uniu-se à celebração do anúncio, dizendo: "Os padres e irmãos do Oratório de Birmingham louvam e agradecem a Deus que o santo padre papa Leão confirmou hoje que o título de doutor da Igreja será concedido em breve a são João Henrique".

Harrison enfatiza que "a sabedoria e a visão espiritual de Newman agora serão de relevância ainda maior para a Igreja universal e, de fato, para todas as pessoas de boa vontade que buscam a verdade de Deus".

Gavin Ashenden, ex-bispo anglicano que foi recebido na Igreja Católica Apostólica Romana em 2019, reagiu com entusiasmo semelhante ao anúncio, escrevendo em publicação na rede social X: "Essa é a notícia mais maravilhosa".