O que são John Henry Newman diria às universidades católicas de hoje? Numa reflexão baseada em sua experiência acadêmica e pastoral, e no pensamento do santo — que em breve será declarado doutor da Igreja — o arcebispo de Santiago e primaz do Chile, cardeal Fernando Chomali, busca responder a essa pergunta, exortando os fiéis a refletir sobre a missão das universidades católicas, a integração entre fé e razão, e o compromisso com a verdade na formação integral dos estudantes.

O arcebispo de Santiago baseou sua reflexão em seus anos como grão-chanceler de universidades católicas e no fato de que o cardeal Newman "dedicou uma parte considerável de sua vida a pensar a universidade, refletindo sobre ela, sua vocação e a articulação dos conhecimentos que ali se reúnem".

A declaração de Newman como doutor da Igreja, disse ele, "lança nova luz sobre algumas respostas para os tempos em que vivemos".

"Pode esse santo doutor da Igreja, figura notável no contexto inglês do século XIX, guiar-nos pelos desafios que as universidades católicas enfrentam hoje?”, pergunta o cardeal chileno. “Como podemos reverter as pretensões abrangentes de algumas perspectivas das ciências positivas, que deslocam a teologia e a filosofia, as humanidades e as artes, em sua tarefa de articular o conhecimento com base no reconhecimento de que a racionalidade é simultaneamente científica, ética e estética?"

Tensões e missão universitária

Para o cardeal Chomali, "uma universidade verdadeiramente católica é um lugar onde a busca da verdade está em harmonia com a certeza da fé".

Em contrapartida, ele disse que os tempos atuais, com “inúmeras antropologias e éticas diversas, imersas num claro processo de mudança cultural extraordinariamente acelerado”, exigem maior atenção das universidades, que devem “resgatar aquilo que contribui para tornar a sociedade mais humana e justa”.

Referindo-se às "tensões contemporâneas na missão das universidades católicas", ele listou a necessidade de financiamento, o foco em classificações e recrutamento de estudantes, que podem ofuscar "a reflexão necessária e urgente, mais deliberada e calma sobre seu trabalho".

“Entrar no vórtice da competição sem a devida reflexão empobrece o que a constituição apostólica Ex corde ecclesiae define como o mais adequado: ser uma comunidade acadêmica que, de maneira rigorosa e crítica, contribui para a proteção e o desenvolvimento da dignidade humana e do patrimônio cultural”, disse o cardeal, exortando os fiéis a se perguntarem se as universidades católicas “estão aplicando um olhar rigoroso e crítico na busca da verdade, ou caíram na lógica do utilitarismo e das estratégias de marketing”.

"As universidades católicas são verdadeiramente dedicadas à verdade e à sua busca incansável?", perguntou o cardeal, exortando ao fortalecimento da sua missão. Fazendo eco às palavras do papa Francisco na Pontifícia Universidade Católica do Chile, em 2018, ele disse: "A universidade, nesse sentido, enfrenta o desafio de gerar novas dinâmicas no seu próprio corpo docente, que superem qualquer fragmentação do conhecimento e promovam uma verdadeira universitas".

“Esses tempos exigem que assumamos urgentemente esse desafio, dada a falta de respostas convincentes às questões cada vez mais prementes sobre o sentido da vida, a vida em sociedade, como superar a pobreza, a marginalização e a crescente polarização da sociedade”, enfatizou ele.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A validade do pensamento de são Newman

Chomali exortou todos a explorar o pensamento de são Newman "e a demonstrar que suas reflexões dão uma luz necessária para renovar a missão de nossas universidades católicas".

Ao situar seu trabalho dentro do racionalismo liberal do século XIX, ele disse que são Newman queria "demonstrar a racionalidade da fé cristã, tentando superar tanto o cientificismo reducionista quanto o mero desvio emocional da fé".

Ele também enfatizou que "hoje mais do que nunca, em meio a tendências sincréticas, há uma necessidade urgente de demonstrar a razoabilidade da fé e sua relação com as outras humanidades, ciências e artes".

Ele também valorizava sua noção de verdade não num sentido intelectualista, mas sim "como a consistência da realidade em sua capacidade de expressar o Criador". Nesse contexto, "para Newman — um crente apaixonado pela verdade — a universidade deveria ser o ambiente natural no qual as diversas ciências, a filosofia e a religião convergem intimamente".

Mais em

Por fim, o cardeal exortou os fiéis a continuarem a se aprofundar em seu legado, tendo em mente que todas as disciplinas podem ser iluminadas pela teologia, tornando-se "um reflexo da beleza e da bondade de Deus e, esperançosamente, um caminho de encontro com o Criador".

Segundo são Newman, disse o cardeal, a universidade deve buscar "um conhecimento unificado das disciplinas acadêmicas", não se reduzindo a "uma mera preparação profissional ou uma preparação intelectual regida pelo critério da utilidade", mas sim aspirar ao "conhecimento pelo conhecimento".

Por fim, ele perguntou: "Não são esses os mesmos desafios em relação à integridade e ao senso de realidade como reflexo do Criador? Estamos num momento histórico em que o pensamento de Newman pode encontrar aceitação?"

“Ampliemos a nossa visão, sabendo que o todo é maior que as partes, como nos dizia o papa Francisco, e pensemos grande, como nos lembra constantemente o papa Leão”, disse Chomali.

“Que a sabedoria de Newman nos inspire a sermos universidades verdadeiramente católicas a serviço de Cristo e da sociedade!”, concluiu o cardeal.