4 de ago de 2025 às 16:16
Depois do anúncio da decisão do papa Leão XIV de proclamar são João Newman doutor da Igreja, o arcebispo de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira escreveu uma mensagem aos fiéis desejando que “são João Newman, ajude-nos a trabalhar pela unidade da Igreja, como Jesus desejou, ao rezar ‘Pai, que todos sejam um, como somos um, para que o mundo creia’”.
A arquidiocese de Juiz de Fora (MG) conta, desde 2023, com um oratório dedicado a são João Henrique Newman, santo inglês que será proclamado Doutor da Igreja, título concedido àqueles que contribuíram significativamente para a Teologia e a doutrina católica.
O oratório foi inaugurado em 2023 para acolher os convertidos que voltam para a Igreja Católica, por isso tem são João Newman como padroeiro.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O cardeal Newman nasceu em Londres em 21 de fevereiro de 1801 e morreu em 11 de agosto de 1890. Primeiro foi sacerdote da Igreja anglicana, até sua conversão ao catolicismo em 1845. Como católico, aprofundou e contribuiu para a doutrina da Igreja, graças ao seu amplo conhecimento de teologia e ao seu olhar aguçado sobre os tempos modernos. Fundou o Oratório de São Filipe Néri na Inglaterra. Foi canonizado em 2019 pelo papa Francisco, na mesma cerimônia em que Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira, também foi proclamada santa.
O Oratório São João Newman fica na Rua São Mateus, número 271. Funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 16, com oração do terço todos os dias às 15h. Aos sábados há a oração do Rosário das 8h às 10h. As missas são celebradas quinzenalmente às quartas-feiras. A próxima celebração será dia 13 de agosto.




