Morreu hoje (29), aos 93 anos, o bispo emérito de Pelotas, dom Jayme Henrique Chemello, ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele estava internado no Hospital Universitário São Francisco de Paula, para tratamento de saúde.

O velório será na catedral de Pelotas a partir das 15h, com missas previstas para as 15h, 18h e 23h. A missa de exéquias acontece amanhã, às 9h, seguida do sepultamento na cripta da própria catedral.

Em nota oficial, a arquidiocese de Pelotas agradeceu a Deus “pela grande graça que foi a presença e o ministério de Dom Jayme nesses 56 anos de episcopado, vividos sempre em nossa Igreja Particular”.

Dom Jayme foi bispo auxiliar de Pelotas de 1969 a 1977, bispo titular de 1977 a 2009, quando renunciou por motivo de idade e se tornou emérito.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A arquidiocese também agradeceu “o empenho e atenção de seus cuidadores no Lar Sacerdotal e ao Seminário São Francisco de Paula, que o acolheu nesses últimos anos de enfermidade e a todos que o acompanharam com carinho e orações”.

A CNBB publicou uma nota dizendo que o episcopado de dom Jayme Chemello “foi marcado pela participação em importantes momentos da Igreja no Brasil, na América Latina e em âmbito universal, uma vez que esteve envolvido em três Conferências do Episcopado Latino Americano e de três Sínodos dos Bispos”.

Dom Jayme foi vice-presidente da CNBB entre 1994 e 1999, período em que participou dos Sínodos dos Bispos sobre a Vida Consagrada e sobre a América, em Roma. Em 1999, foi eleito presidente da conferência para o mandato até 2003. Ele também presidiu a Comissão encarregada da preparação da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, sediada no Brasil em 2007. 

“Certos de que “a esperança não decepciona” (Rm 5,5), rogamos a Deus pelo descanso eterno de dom Jayme Chemello, conclui a nota da CNBB.